Rodas de conversa entre educação e psicanálise: um projeto de pesquisa

Autores/as

  • Carlos Augusto Ferrari Filho Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)
  • Lucia Helena Machado Freitas Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)
  • Maria Cláudia Bombassaro Callegari Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Alice Becker Lewkowicz Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)
  • Maria de Fátima Loureiro de Carvalho Freitas Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)
  • Rosangela Costa Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)
  • Maristela Priotto Wenzel Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)
  • Geani Regina Dröescher Faculdade de São Bernardo do Campo

DOI:

https://doi.org/10.5281/sppa%20revista.v26i3.470

Palabras clave:

Rodas de conversa, Educação, Psicanálise, Desamparo, Campo intersubjetivo, Pesquisa

Resumen

O grupo formado a partir da parceria SMED - SPPA, que há mais de doze anos trabalha com o estudo e com a aplicação de técnicas que disponibilizem o conhecimento psicanalítico na formação continuada de profissionais voltados à educação infantil, expandiu-se para um grupo de pesquisa interinstitucional e interdisciplinar com a finalidade de estudar as Rodas de Conversa SMED - SPPA através de metodologia desenvolvida ao longo desses anos. O presente artigo descreve sucintamente a história da parceria entre as duas instituições, apresentando também a Fase 1 do Projeto de Pesquisa Diálogo entre educação e psicanálise: rodas de conversa entre SMED e SPPA. Trata-se de pesquisa naturalística com abordagem qualitativa exploratória. Trabalha-se com uma amostra de dois grupos, compostos, cada um, por vinte educadores, um assessor pedagógico da SMED e dois psicanalistas da SPPA. Para a coleta de dados, são utilizados os seguintes instrumentos: gravação de vídeos das reuniões; cadernos de campo escritos pelos psicanalistas e assessores e, por fim, questionários sobre expectativas a serem preenchidos pelos educadores. As narrativas que emergem da transcrição dos vídeos são analisadas pelo método de Bardin. Aproveitar-se-á a primeira experiência de campo (Fase 1) para a definição das categorias temáticas significativas, de tal forma que a sua relevância seja testada em uma segunda rodada do trabalho de campo (AU)

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Biografía del autor/a

Carlos Augusto Ferrari Filho, Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

Psiquiatra, Psicanalista, membro efetivo da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA). Mestrado em Administração pela UNISINOS.

Lucia Helena Machado Freitas, Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

Psiquiatra, membro aspirante graduado da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA). Mestrado em Saúde Pública pela Universidade de Harvard. Doutora em Clínica Médica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora associada do Departamento de Psiquiatria da UFRGS/HCPA, professora colaboradora do Curso de Pós-graduação em Psiquiatria e Ciências do Comportamento da UFRGS.

Maria Cláudia Bombassaro Callegari, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Pedagoga, Diretora Pedagógica da SMED, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Alice Becker Lewkowicz, Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

Psiquiatra, Psicanalista, membro associado da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA).

Maria de Fátima Loureiro de Carvalho Freitas, Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

Psicóloga, psicanalista, membro associado da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA).

Rosangela Costa, Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

Psicóloga, membro aspirante graduado da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA).

Maristela Priotto Wenzel, Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

Psicóloga, psicanalista, membro associado da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA).

Geani Regina Dröescher, Faculdade de São Bernardo do Campo

Pedagoga, especialização em supervisão escolar pela Faculdade de São Bernardo do Campo (FASB).

Citas

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Publicado

2019-12-04

Cómo citar

Ferrari Filho, C. A., Freitas, L. H. M., Callegari, M. C. B., Lewkowicz, A. B., Freitas, M. de F. L. de C., Costa, R., Wenzel, M. P., & Dröescher, G. R. (2019). Rodas de conversa entre educação e psicanálise: um projeto de pesquisa. Revista De Psicoanálisis De La SPPA, 26(3), 523–536. https://doi.org/10.5281/sppa revista.v26i3.470

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