Rodas de conversa entre educação e psicanálise: um projeto de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.5281/sppa%20revista.v26i3.470Palavras-chave:
Rodas de conversa, Educação, Psicanálise, Desamparo, Campo intersubjetivo, PesquisaResumo
O grupo formado a partir da parceria SMED - SPPA, que há mais de doze anos trabalha com o estudo e com a aplicação de técnicas que disponibilizem o conhecimento psicanalítico na formação continuada de profissionais voltados à educação infantil, expandiu-se para um grupo de pesquisa interinstitucional e interdisciplinar com a finalidade de estudar as Rodas de Conversa SMED - SPPA através de metodologia desenvolvida ao longo desses anos. O presente artigo descreve sucintamente a história da parceria entre as duas instituições, apresentando também a Fase 1 do Projeto de Pesquisa Diálogo entre educação e psicanálise: rodas de conversa entre SMED e SPPA. Trata-se de pesquisa naturalística com abordagem qualitativa exploratória. Trabalha-se com uma amostra de dois grupos, compostos, cada um, por vinte educadores, um assessor pedagógico da SMED e dois psicanalistas da SPPA. Para a coleta de dados, são utilizados os seguintes instrumentos: gravação de vídeos das reuniões; cadernos de campo escritos pelos psicanalistas e assessores e, por fim, questionários sobre expectativas a serem preenchidos pelos educadores. As narrativas que emergem da transcrição dos vídeos são analisadas pelo método de Bardin. Aproveitar-se-á a primeira experiência de campo (Fase 1) para a definição das categorias temáticas significativas, de tal forma que a sua relevância seja testada em uma segunda rodada do trabalho de campo (AU)Downloads
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