Processo de Avaliação pelos Pares – Peer Review

Os autores devem aceitar a modalidade de avaliação dos artigos através do processo peer review, no sistema duplo-cego. Desse modo, os artigos são avaliados por pares, de forma anônima entre autores e revisores. Cabe destacar que essa avaliação pode ser dividida em duas etapas:

1ª etapa de avaliação: são designados dois membros do conselho editorial para avaliar a adequação do trabalho ao escopo da revista e às normas gerais de publicação. Caso necessário, quando os revisores diferem em suas opiniões, o texto poderá ser submetido à avaliação de um terceiro ou mais pareceristas do conselho editorial e editores para auxiliar em uma decisão final.

2ª etapa de avaliação: no caso de continuar ocorrendo discordâncias entre os avaliadores na primeira etapa ou pela existência de questões teóricas específicas que não podem ser satisfatoriamente avaliadas pelo conselho editorial e editores, são convidados três revisores externos do conselho de revisores com relevância psicanalítica sobre o tema e afiliados à revista, para fornecerem novos pareceres na modalidade duplo-cego e sem acesso às opiniões dos revisores anteriores.

O prazo médio de avaliação ocorre em até quatro semanas.

O resultado final da avaliação é comunicado ao autor ou ao primeiro autor, no caso de mais de um, via correio eletrônico.

No procedimento de avaliação duplo-cego (double blind peer review), é emitido um parecer editorial positivo ou negativo. O trabalho pode ser aceito como está ou são sugeridas pequenas alterações (minor revision) com o objetivo de contribuir na qualidade do trabalho a ser publicado. Caso a aprovação esteja condicionada a grandes modificações (major revision), serão enviadas ao autor recomendações documentadas com comentários relevantes dos revisores, sugerindo profundas revisões para a melhoria do trabalho. Neste caso, após a entrega do artigo com as revisões do autor, ocorrerá uma nova rodada de avaliação com os mesmos revisores.

Para a publicação do artigo, a etapa de Revisão Técnica será realizada por um componente da comissão editorial, além dos demais envolvidos na avaliação peer review.

 

Decisões de Publicações do Órgão Editorial

A comissão editorial e editores reserva-se o direito de:

  • Recusar os textos que não estiverem de acordo com as diretrizes e normas da revista;
  • Solicitar alterações nos textos submetidos quando se fizer necessária alguma alteração de redação, análise ou conteúdo;
  • Proceder a alterações de ordem formal, ortográfica e gramatical indicadas por revisores especializados;
  • A decisão referente à publicação dos textos recebidos é exclusiva da comissão editorial.

A comissão editorial e os editores reservam-se o direito de encaminhar convites a especialistas com evidente competência acadêmica na área de psicanálise, para possível publicação de sua produção intelectual na Revista de Psicanálise da SPPA. Neste caso, os textos passam pelo procedimento de avaliação adotado pela revista, sob responsabilidade dos editores.

Excepcionalmente, serão aceitos trabalhos que já tenham sido publicados em periódicos estrangeiros. Nesse caso, estão sujeitos ao mesmo processo de avaliação.

Os textos não aceitos para publicação na Revista de Psicanálise da SPPA, mesmo arquivados pelo sistema SEER, estão liberados para submissão em outros periódicos.