Editorial

Autores

  • Tula Bisol Brum Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

DOI:

https://doi.org/10.5281/sppa%20revista.v20i2.94

Palavras-chave:

Editorial, Psicanálise, Cultura, Literatura

Resumo

Prezado leitor,
Estamos comemorando 20 anos de muito trabalho realizado pelas comissões editoriais, desde o primeiro volume lançado por Mauro Gus em 1993, na gestão de Luiz Carlos Meneghini.

José Carlos Calich, César Luís de Souza Brito, Anette Blaya Luz e Zelig Libermann deram continuidade, aprimorando e qualificando o perfil editorial e a produção científica da Revista.

Hoje a Revista de Psicanálise da SPPA tem prestígio e reconhecimento internacional. Desde então foram publicados cinquenta e oito volumes com artigos sobre temas variados, não só de autores de nossa Sociedade e do Brasil como também da América Latina, Europa e Estados Unidos. Desta forma ampla a Revista promove uma troca profícua e divulga o conhecimento e pensamento psicanalítico em constante evolução e transformação.

Neste ano iniciamos uma nova etapa na Revista instalando o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) tornando os processos de editoração e publicação eletrônicos, no sentido de modernizar e possibilitar sua divulgação online com acesso restrito.

Este número Psicanálise e cultura foi especialmente elaborado para comemorar estas conquistas. A maioria dos trabalhos publicados foi apresentada pelos colegas nas atividades da SPPA com a comunidade em Porto Alegre. Nestas atividades a SPPA busca integração e inserção do psicanalista na sociedade bem como a divulgação da psicanálise através de diálogos entre várias áreas da cultura. Vinte trabalhos e muitos autores contribuíram para comemorarmos os 20 anos da Revista e 50 anos da SPPA, com o lançamento deste número na Feira do Livro em novembro.

Todos os trabalhos exploram de maneira diversificada os vários
relacionamentos e a íntima interação da psicanálise com a literatura, cinema, teatro, música e arte. Refletem, também, sobre a sensibilidade, o senso estético e ético que transitam tanto na psicanálise como na cultura. Mostram caminhos, que nos aproximam de uma linguagem de êxito, para compreendermos com mais profundidade os sentimentos e conflitos humanos.

Muitas correlações e semelhanças entre áreas da cultura e da psicanálise estão neste número desenvolvidas e sugeridas. A capacidade criativa e imaginativa, o mito, o processo de simbolização e a inspiração são apresentados como essenciais e necessários tanto na psicanálise como na literatura, cinema, teatro, música e arte, para proporcionar uma experiência emocional transformadora, rica em significados e de crescimento psíquico.

Neste número a Seção comemorativa de aniversário de 50 anos da SPPA conta com os trabalhos de Juarez Guedes Cruz e Paulo Henrique Favalli que abordam o vértice da psicanálise com a literatura e com o trabalho de Antônio Carlos Pires que versa sobre psicanálise e música.

Finalizo desejando a todos uma boa leitura.

Tula Bisol Brum
Editora da Revista de Psicanálise da SPPA

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tula Bisol Brum, Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

Psicanalista, membro associada e analista de criança e adolescente da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

Referências

Sem referências

Downloads

Publicado

19-09-2013

Como Citar

Brum, T. B. (2013). Editorial. Revista De Psicanálise Da SPPA, 20(2), 261. https://doi.org/10.5281/sppa revista.v20i2.94