Editorial

Autores/as

  • Tula Bisol Brum Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

DOI:

https://doi.org/10.5281/sppa%20revista.v20i2.94

Palabras clave:

Editorial, Psicanálise, Cultura, Literatura

Resumen

Prezado leitor,
Estamos comemorando 20 anos de muito trabalho realizado pelas comissões editoriais, desde o primeiro volume lançado por Mauro Gus em 1993, na gestão de Luiz Carlos Meneghini.

José Carlos Calich, César Luís de Souza Brito, Anette Blaya Luz e Zelig Libermann deram continuidade, aprimorando e qualificando o perfil editorial e a produção científica da Revista.

Hoje a Revista de Psicanálise da SPPA tem prestígio e reconhecimento internacional. Desde então foram publicados cinquenta e oito volumes com artigos sobre temas variados, não só de autores de nossa Sociedade e do Brasil como também da América Latina, Europa e Estados Unidos. Desta forma ampla a Revista promove uma troca profícua e divulga o conhecimento e pensamento psicanalítico em constante evolução e transformação.

Neste ano iniciamos uma nova etapa na Revista instalando o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) tornando os processos de editoração e publicação eletrônicos, no sentido de modernizar e possibilitar sua divulgação online com acesso restrito.

Este número Psicanálise e cultura foi especialmente elaborado para comemorar estas conquistas. A maioria dos trabalhos publicados foi apresentada pelos colegas nas atividades da SPPA com a comunidade em Porto Alegre. Nestas atividades a SPPA busca integração e inserção do psicanalista na sociedade bem como a divulgação da psicanálise através de diálogos entre várias áreas da cultura. Vinte trabalhos e muitos autores contribuíram para comemorarmos os 20 anos da Revista e 50 anos da SPPA, com o lançamento deste número na Feira do Livro em novembro.

Todos os trabalhos exploram de maneira diversificada os vários
relacionamentos e a íntima interação da psicanálise com a literatura, cinema, teatro, música e arte. Refletem, também, sobre a sensibilidade, o senso estético e ético que transitam tanto na psicanálise como na cultura. Mostram caminhos, que nos aproximam de uma linguagem de êxito, para compreendermos com mais profundidade os sentimentos e conflitos humanos.

Muitas correlações e semelhanças entre áreas da cultura e da psicanálise estão neste número desenvolvidas e sugeridas. A capacidade criativa e imaginativa, o mito, o processo de simbolização e a inspiração são apresentados como essenciais e necessários tanto na psicanálise como na literatura, cinema, teatro, música e arte, para proporcionar uma experiência emocional transformadora, rica em significados e de crescimento psíquico.

Neste número a Seção comemorativa de aniversário de 50 anos da SPPA conta com os trabalhos de Juarez Guedes Cruz e Paulo Henrique Favalli que abordam o vértice da psicanálise com a literatura e com o trabalho de Antônio Carlos Pires que versa sobre psicanálise e música.

Finalizo desejando a todos uma boa leitura.

Tula Bisol Brum
Editora da Revista de Psicanálise da SPPA

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tula Bisol Brum, Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

Psicanalista, membro associada e analista de criança e adolescente da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

Citas

Sem referências

Publicado

2013-09-19

Cómo citar

Brum, T. B. (2013). Editorial. Revista De Psicoanálisis De La SPPA, 20(2), 261. https://doi.org/10.5281/sppa revista.v20i2.94

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>