Editorial

Autores

  • Tula Bisol Brum Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

DOI:

https://doi.org/10.5281/sppa%20revista.v21i3.154

Palavras-chave:

Editorial, Psicanálise, Interpretação

Resumo

Prezado leitor,

Nossa última publicação de 2014, o número temático que apresentamos, repleto de artigos variados e originais, expressa mais uma vez criatividade e liberdade para se pensar e repensar a psicanálise. Características, aliás, do nosso querido professor, amigo e colega Dr. David Epelbaum Zimerman, que deixou saudades e um grande legado não somente como psicanalista, mas também como pessoa, fonte permanente de admiração e inspiração no nosso vir a ser cotidiano. Idete Zimerman Bizzi e Flavio Rotta Correa homenageiam o pai, amigo e colega com palavras carinhosas, tão afetivos como costumava ser o Dr. David na relação conosco. Destacam sua produtiva vida como autor e difusor na psiquiatria e na psicanálise.

Não há muito tempo, perdemos também Betty Joseph, referência mundial e ícone da psicanálise inglesa que deu continuidade ao trabalho de Melanie Klein. Germano Vollmer Filho, que teve o privilégio de conviver próximo a ela, faz um reconhecimento de suas principais contribuições à psicanálise. Enfatiza questões técnicas como o aqui e agora no campo analítico para alcançar a mudança psíquica.

Interpretação hoje, tema principal deste número, é amplamente revisitado por vários autores. Iniciando por uma retrospectiva histórica e evolutiva da mesma como principal instrumento na técnica psicanalítica, os autores, na sequência, abordam aspectos da sua construção, tanto no nível da comunicação quanto da metacomunicação, destacam a importância da capacidade negativa e do brincar neste processo, questionam a problemática e validação da interpretação na psicanálise de crianças e sugerem uma função integradora para o processo interpretativo como gerador de significados mais eficiente que a função paterna e materna, ao funcionar como cena primitiva mental. A interpretação é, além disso, comparada com a poesia ao situar-se nos “limites do impensável”, fora do terreno racional, ao abrir possibilidades infinitas na constituição do sujeito. O último texto sobre Interpretação hoje concentra-se em questões da hipermodernidade, com ênfase no impacto das novas tecnologias na vida psíquica e de relação, assim como a irreversível repercussão destas mudanças na prática psicanalítica.

Na seção especial que comemora os cem anos dos artigos de 1914, mudanças e permanências da metapsicologia clássica formulada por Freud são pensadas por José Milmaniene sob o viés lacaniano. Maria Cristina Garcia Vasconcellos desenvolve uma breve revisão e reflexão sobre o narcisismo na atualidade. Paulo Henrique Favalli e grupo fazem uma releitura de Além do princípio do prazer. Embora focado neste artigo de 1920, o trabalho traz questões metapsicológicas estudadas por Freud.

Finalizamos com Psicanálise em debate, nova modalidade na Revista,
surgida espontaneamente a partir das questões polêmicas suscitadas pelas reflexões sobre instinto, pulsão e objeto no artigo de Roaldo Naumann Machado. Questões essas que dão lugar ao debate científico a partir do comentário de Carlos Ernesto Barredo e da réplica de Roaldo.

Desejamos a todos uma boa leitura e um Feliz Ano Novo.
Tula Bisol Brum
Editora da Revista de Psicanálise da SPPA

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tula Bisol Brum, Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

Psicanalista, membro associada e analista de criança e adolescente da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

Referências

Sem referências

Downloads

Publicado

29-12-2014

Como Citar

Brum, T. B. (2014). Editorial. Revista De Psicanálise Da SPPA, 21(3), 481. https://doi.org/10.5281/sppa revista.v21i3.154