Um retorno ao mal-estar na cultura

Autores

  • Maria Elisabeth Cimenti Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

Palavras-chave:

Cultura, Eu, Supereu individual, Supereu cultural, Malestar

Resumo

Esse texto dedica-se a um estudo focado especificamente no artigo de Freud de 1930, O mal-estar na cultura. Visa demonstrar a atualidade do texto freudiano, embora mencionando algumas diferenças a partir do que se apresenta em nossa realidade pandêmica vigente. Destaca a profundidade metapsicológica dada pelo autor, em especial ao abordar a questão dos tipos de Eu que se apresentam no desenvolvimento individual. Aponta para a estruturação do Supereu, tanto no indivíduo como na Cultura. Revela uma possível percepção de Freud com relação ao irrepresentável. Por fim, sublinha que a condição necessária para se viver em sociedade, reconhecer e respeitar o outro, exige a limitação das pulsões primárias do ser humano, as quais tenderiam à descarga acaso deixadas in natura. Essa seria a principal causa de mal-estar (AU)

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Elisabeth Cimenti, Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

Analista de crianças e adolescentes, membro efetivo, analista didata da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA).

Referências

Forbes, J. (2012). Inconsciente e responsabilidade: psicanálise do século XXI. Barueri: Manole.

Freud, S. (2012). O Ego e o Id. In Obras completas de Sigmund Freud. Buenos Aires: Amorrortu. (Trabalho original publicado em 1923)

Freud, S. (2012). A negativa. In Obras completas de Sigmund Freud. Buenos Aires: Amorrortu. (Trabalho original publicado em 1925)

Freud, S. (2020). O futuro de uma ilusão. In Obras incompletas de Sigmund Freud. Cultura, Sociedade, Religião: O mal-estar na cultura e outros escritos. Belo Horizonte: Autêntica. (Trabalho original publicado em 1927)

Freud, S. (2020). O mal-estar na cultura. In Obras incompletas de Sigmund Freud. Cultura, Sociedade, Religião: O mal-estar na cultura e outros escritos. Belo Horizonte: Autêntica. (Trabalho original publicado em 1930)

Freud, S. (2006). Um distúrbio de memória na acrópole. In Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (Vol. 22, pp. 237-245). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1936)

Freud, S. (2012). Projeto de psicologia. In Obras completas de Sigmund Freud. Buenos Aires: Amorrortu. (Trabalho original publicado em 1950 [1895])

Iannini, G. & Tavares, P.H. (2020). Para ler o mal-estar. In Obras incompletas de Sigmund Freud.

Cultura, sociedade, religião: O mal-estar na cultura e outros escritos. Belo Horizonte: Autêntica.

Publicado

07-07-2021

Como Citar

Cimenti, M. E. (2021). Um retorno ao mal-estar na cultura. Revista De Psicanálise Da SPPA, 28(1), 31–42. Recuperado de https://revista.sppa.org.br/RPdaSPPA/article/view/829