Rodas nas esferas do trauma social

Autores

  • Célia Stadnik Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre
  • Josênia Heck Munhoz Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre
  • Ivani Teresinha Bressan Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre
  • Maria Elisabeth Cimenti Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre
  • Natalia Soncini Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre

Palavras-chave:

Psicanálise, Adolescência, Trauma social, Vulnerabilidade, Racismo estrutural, Clínica do testemunho, Micropolítica

Resumo

O artigo apresenta uma experiência psicanalítica realizada por meio de Rodas de Conversa com adolescentes participantes de um Projeto Social. A partir das narrativas coletivas e produções criativas, emergiram elementos de trauma, violência, exclusão e racismo estrutural. A construção compartilhada de uma história fictícia revelou a repetição de cenas violentas que remetem às vivências reais dos participantes, marcadas por desigualdades e silenciamentos. Destaca-se a luta pela sobrevivência por parte dos adolescentes em meio à precariedade das condições de vida e institucionais, bem como a função clínica do testemunho na condição de escuta e validação do sofrimento. O trabalho das analistas é atravessado por tensões éticas e afetivas, e evidencia a importância do tempo de elaboração para a escuta do “insuportável”. A retomada do tema do racismo permitiu a emergência de falas silenciadas, tornando possível uma intervenção que rompe com a lógica da repetição e permite pequenas fissuras no trauma. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Célia Stadnik, Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre

Psicóloga. Membro aspirante da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)/International Psychoanalytical Association (IPA).

Josênia Heck Munhoz, Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre

Psicóloga. Psicanalísta. Membro associado da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)/International Psychoanalytical Association (IPA).

Ivani Teresinha Bressan, Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre

Psicóloga. Membro aspirante da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)/International Psychoanalytical Association (IPA).

Maria Elisabeth Cimenti, Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre

Psicóloga. Psicanalista de adultos e de crianças e adolescentes. Membro efetivo e analista didata da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)/International Psychoanalytical Association (IPA).

Natalia Soncini, Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre

Psicóloga. Membro aspirante da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)/International Psychoanalytical Association (IPA).

Referências

Bento, C. (2022). O pacto da branquitude. São Paulo: Companhia das Letras.

Didi-Huberman, G. (2011). Sobrevivência dos vaga-lumes. Belo Horizonte: UFMG.

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (2024). Atlas da violência 2024. Brasília: IPEA, FBSP. https://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/artigo/287/atlas-da-violencia-2024

Mbembe, A. (2018). Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. Tradução de Renata Santini. São Paulo: N-1 edições.

Oliveira, J. C. (2025). O eu rasurado: um manifesto afro-pindorâmico pela insurreição do pensável. Nova Iguaçu: Ed. do autor.

Rodríguez, C. (2016). Lo insoportable en las instituciones de protección a la infancia (2. ed.). Montevideo: Isadora Ediciones.

Rolnik, S. (2023). Esferas da insurreição: notas para uma vida não cafetinada (2. ed.). São Paulo: N-1 Edições.

Sloterdijk, P. (2016). Esferas I: bolhas. Tradução de José Oscar de Almeida Marques. São Paulo: Estação Liberdade.

Publicado

04-11-2025

Como Citar

Stadnik, C., Heck Munhoz, J., Bressan, I. T., Cimenti, M. E., & Soncini, N. (2025). Rodas nas esferas do trauma social. Revista De Psicanálise Da SPPA, 32(3). Recuperado de https://revista.sppa.org.br/RPdaSPPA/article/view/1445

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)