Homenagem ao Dr. José Maria Santiago Wagner

Authors

  • Germano Vollmer Filho Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

DOI:

https://doi.org/10.5281/sppa%20revista.v14i3.691

Keywords:

Homenagem, Santiago Wagner, Psicanálise

Abstract

José Maria Santiago Wagner foi um dos fundadores da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre. Nasceu em Quaraí e morreu em Porto Alegre no último sábado de março, aos 93 anos de idade.

Sua importância na história da nossa sociedade é notável, pela sua capacidade de trabalho, inteligência e cultura. Médico formado pela UFRGS, trabalhou como psiquiatra forense. Ingressou no ensino médico através de um convite feito pelo prof. Celestino Prunes, então catedrático da cadeira de Medicina Legal. Celestino, como o chamávamos , havia regressado do Rio de Janeiro, onde havia realizado sua formação psicanalítica e difundia no meio universitário as idéias psicanalíticas. Influenciou fortemente seus assistentes Wagner, Roberto P. Ribeiro e logo depois Meneghini à formação psicanalítica.

Wagner iniciou sua formação num grupo de analistas ainda não reconhecido pela IPA e logo tornou-se um ativo participante pelo reconhecimento e crescimento do grupo. Traduzia artigos do International Journal, capítulos de livros, não só para seu grupo de estudos, mas também para aqueles que iniciavam a formação. Tudo isto nos finais da década de cinqüenta. Era organizado e organizador, qualidades que contribuíram decisivamente para a formação do núcleo administrativo do nosso grupo psicanalítico. Foi com este espírito que trouxe Irma Manassero, a D. Irma, para ser a secretária do grupo, quando este cresceu, e que continuou conosco até se aposentar.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Germano Vollmer Filho, Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

Membro efetivo e analista didata da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

References

Sem referências

Published

2020-10-30

How to Cite

Vollmer Filho, G. (2020). Homenagem ao Dr. José Maria Santiago Wagner. SPPA Journal of Psychoanalysis, 14(3), 421–422. https://doi.org/10.5281/sppa revista.v14i3.691