Passagem do tempo, ilusões e desilusões em um grupo societário: Fato clínico psicanalítico

Autores

  • Germano Vollmer Filho Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

Palavras-chave:

Temporalidade psíquica, Fato clínico psicanalítico, Ilusões e desilusões, Grupo societário, Autenticidade

Resumo

A partir da concepção de temporalidade psíquica como a maneira pela qual os processos psíquicos criam a sua própria gestão do tempo, e com base no conceito de Fato Clínico Psicanalítico, o autor estuda as ilusões e as desilusões em um grupo societário. Utiliza os desenvolvimentos teóricos de John Steiner, Irma Pick e Ignês Sodré para apurar a experiência emocional dos membros dos grupos societários, em que diferentes gerações convivem juntas ao mesmo tempo: uma mais jovem, que conta com ilusões para enfrentar os medos e as incertezas do futuro, e uma mais antiga, que precisa lidar com o luto das perdas e as incertezas ocasionadas pelas mesmas, fazendo com que, ao enfrentarem a dolorosa realidade desta diferença, tentem aboli-la. Como resultado, ocorreria a perda da autenticidade, baseada em alguma aceitação da realidade externa e alguma aceitação de si próprio, e que originalmente fora resultado de uma função alfa capaz de transformar o sofrimento emocional da criança para a figura real da mãe. Neste sentido, advoga que o encontro com a Psicanálise não seja só inicialmente autêntico, mas um processo contínuo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Germano Vollmer Filho, Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

Membro efetivo e analista didata da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA).

Referências

Freud, S. (1900). The interpretation of dreams. In Freud, S. S.E., (Vol. 4). London: Hogarth.

Freud, S. (1908). Creative writers and day-dreaming. In Freud, S. S.E., (Vol. 9, pp. 142-153). London: Hogarth.

Freud, S. (1911). Formulations on the two principles of mental functioning. In Freud, S. S.E., (Vol. 12, pp. 215-226). London: Hogarth.

Freud, S. (1914). On narcisisism. In Freud, S. S.E., (Vol. 14, pp. 73-102). London: Hogarth.

Mijolla-Mellor, S. (2009). Temporalidade: dicionário internacional da psicanálise. Rio de Janeiro: Imago.

Milton, J. (2020). Essentials readings from the Melanie Klein archives: original papers and critical reflections. London: Routledge.

Pick, I.B. (2018). Autenticity in the psychoanalytic encounter: the work of Irma Brenman Pick. London: Routledge.

Sodre, I. (2014). Imaginary existences: a psychoanalytic exploration of phantasy, fiction, dreams and daydreams. London: Routledge.

Steiner, J. (2020). Illusion, disillusion, and irony in psychoanalysis. London: Routledge.

Tonnesmann, M. & Heimann, P. (1990). About children and children-no-longer: collected Papers 1942-80. London: Routledge.

Tuckett, D. (1994). The conceptualisation and communication of clinical facts. in Psychoanalysis. International Journal of Psychoanalysis, 78, 865.

Publicado

14-02-2023

Como Citar

Vollmer Filho, G. (2023). Passagem do tempo, ilusões e desilusões em um grupo societário: Fato clínico psicanalítico. Revista De Psicanálise Da SPPA, 29(3), 527–535. Recuperado de https://revista.sppa.org.br/RPdaSPPA/article/view/1076

Edição

Seção

Artigos