A contemporaneidade do conflito estético de D. Meltzer

passagem do tempo - um breve ensaio

Autores

  • Germano Vollmer Filho

Palavras-chave:

Contemporaneidade, Passagem do tempo, Conflito estético, Linguagem, Emoções

Resumo

O ensaio propõe-se a mostrar a riqueza das palavras para descrever objetos e funções, mas sua pobreza para descrever emoções. Essa ideia segue o pensamento de Bion e Meltzer para promover a exigência do analista de conter e entender as dores provenientes do conflito estético. Pretende ainda salientar que Meltzer considera que descobrir o interior, investigar as emoções do objeto e enfrentar a separação são essenciais para o desenvolvimento psíquico. Desta maneira, para Meltzer, o importante é atribuir ao amor a primazia no desenvolvimento emocional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Germano Vollmer Filho

Médico psiquiatra. Membro efetivo e analista didata da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)/International Psychoanalytical Association (IPA). Ex-presidente da SPPA. Membro da Comissão Fundadora da SPPA. Membro Titular da IPA. Presidente do Congresso Didático da IPA em San Francisco.

Referências

Bion, W. R. (1988). Estudos psicanalíticos revisados. Tradução: Wellington M. de Melo Dantas. Rio de Janeiro: Imago.

Freud, S. (2010). A transitoriedade In Freud, S. Obras completas (Vol. 12, pp. 247-452). São Paulo: Companhia das Letras. (Trabalho original publicado em 1916).

Hawking, S. W. (1988). Uma breve história do tempo. Rio de Janeiro: Rocco.

Klein, M. (1975). O sentimento de solidão. Rio de Janeiro: Imago.

Meltzer, D. & Williams, M. G. (1988). A apreensão do belo. Rio de Janeiro: Imago, 1994.

Steiner, J. (1993). Psychic retreats. London: New Library of Psychoanalysis.

Publicado

14-06-2024

Como Citar

Vollmer Filho, G. (2024). A contemporaneidade do conflito estético de D. Meltzer: passagem do tempo - um breve ensaio . Revista De Psicanálise Da SPPA, 31(2). Recuperado de https://revista.sppa.org.br/RPdaSPPA/article/view/1204