Ao mestre com carinho

Authors

  • Zelig Libermann Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

Keywords:

Homenagem, Romualdo Romanowski, Psicanálise

Abstract

Caro amigo Romualdo,

Sinto que fui incumbido de uma tarefa que, ao mesmo tempo, me enche de satisfação e de preocupação.

Fiquei contente, claro, pela possibilidade de te homenagear. Afinal, tu fizeste parte da trajetória de gerações de psicanalistas de nossa Sociedade, entre as quais eu me incluo, com o privilégio adicional de partilhar da tua amizade.

Por outro lado, a emoção pode nos pregar peças e, assim, fiquei com receio de ser injusto, deixando de mencionar algum dos incontáveis motivos pelos quais te tornaste uma pessoa especial.

Mas, como tu mesmo me dizia, através das parábolas bem-humoradas que gostavas de usar, não devemos confundir prudência com vacilação.

Eu lembrarei, então, o teu caminho na psicanálise e na SPPA, para as quais devotaste amor e dedicação, além de contribuíres para ambas como exemplo de identificação, tendo em vista a tua paixão pela atividade psicanalítica e pelo ensino.

Membro efetivo, psicanalista didata, presidente da SPPA, diretor de nosso Instituto de Psicanálise, presidente da ABP (hoje FEBRAPSI), entre tantos outros cargos, sempre tiveste o devido reconhecimento pelo papel institucional que exercias em prol do bem comum.

Apesar de todas essas funções, nunca deixaste de ser, em primeiro lugar e principalmente, o psicanalista dedicado aos pacientes, por quem nutrias um profundo respeito e cuidado. Estes mesmos sentimentos também devotavas ao ensino da psicanálise, ministrando seminários e supervisões, individuais e coletivas, auxiliando na formação de inúmeras gerações de psicanalistas. (e continua...)

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Zelig Libermann, Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

Membro efetivo e analista didata da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

References

Sem referências

Published

2020-09-18

How to Cite

Libermann, Z. (2020). Ao mestre com carinho. SPPA Journal of Psychoanalysis, 27(2), 257–259. Retrieved from https://revista.sppa.org.br/RPdaSPPA/article/view/564