Mas, o que fazer com as crianças? Antigos e novos desafios e aprendizados na pandemia da Covid-19

Autores

  • Nara Amália Caron Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

Palavras-chave:

Setting modificado, Setting interno, Crianças na pandemia

Resumo

A criança nos instiga desde sempre. Ela traz em si a qualidade de enigma e imprevisibilidade e, durante a pandemia da Covid-19, não foi diferente. Confinados por tempo indeterminado e sem contar com redes de apoio, pais e mães passaram a assumir atividades de cuidados às crianças em tempo integral, atividades estas para as quais muitas vezes se sentiam despreparados. As emoções tornaram-se mais contagiosas do que o vírus. Mas, o que fazer com as crianças? Sem rigidez teórica como defesa, mantendo o setting interno e a assimetria paciente/terapeuta, sustentando uma reserva de função, uma flexibilidade técnica, tivemos a possibilidade de nos abrir para o novo. Afinal, foi assim que se iniciou a psicanálise de crianças com o Pequeno Hans. Entrei nessa prática com o espírito da observação psicanalítica de bebês, já que o trabalho seria agora na casa das crianças e on-line. No trabalho com os bebês, os desafios desse período de dependência se escancararam, exigindo uma escuta compreensiva dos cuidadores para ajudá-los a tolerar as incertezas e o inesperado. Passados mais de 20 meses, vejo o trabalho analítico on-line possível, útil e efetivo para algumas crianças, fato que superou as minhas expectativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nara Amália Caron, Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

Psicanalista de adultos, crianças e adolescentes. Membro efetivo e analista didata da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA).

Referências

Freud, S. (1969a). Análise de uma fobia em um menino de 5 anos. In Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (J. Salomão, trad., Vol. 10, pp. 13-153). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1909).

Freud, S. (1969b). Sobre o início do tratamento (Novas recomendações sobre a técnica da psicanálise I). In Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (J. Salomão, trad., Vol.12, pp. 163-187). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1913).

Freud, S. (1972). O método psicanalítico de Freud. In Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (J. Salomão, trad., Vol. 8, pp. 254-262). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em1904 [1903]/1972

Winnicott, D.W. (1971). O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

Shepherd, R., Johns, J., & Robinson, H.T. (Org.) (1996). D.W. Winnicott: pensando sobre crianças. (M.A.V. Veronesse, trad.). Porto Alegre: Artes Médicas. (Trabalho original publicado em 1996)

Winnicott, D.W. (2011). Tudo começa em casa. Rio de Janeiro: Imago. 5ª ed. São Paulo: Martins Fontes.

Publicado

04-08-2021

Como Citar

Caron, N. A. (2021). Mas, o que fazer com as crianças? Antigos e novos desafios e aprendizados na pandemia da Covid-19. Revista De Psicanálise Da SPPA, 28(2), 503–519. Recuperado de https://revista.sppa.org.br/RPdaSPPA/article/view/941

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)