Editorial
Palavras-chave:
Editorial, Calich, PsicanáliseResumo
A concepção de um fenômeno inconsciente como centro da realidade psíquica e sua sistematização estruturou a teorização freudiana e a de seus seguidores, colocando a psicanálise como pensamento único, distinto de todas as outras áreas do saber humano.
Por ser um termo definitório, confunde-se com a própria essência da psicanálise. A evolução das teorias psicanalíticas, no entanto, com seus diferentes prismas, lógicas internas variadas e leituras diversificadas, interagindo com o desenvolvimento de outras áreas do conhecimento e associada ao estudo de patologias mais regressivas e de fenômenos mentais tanto mais primitivos quanto complexos, traz tensões ao conceito que demandam reflexão sobre sua unidade e coerência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2003 Revista de Psicanálise da SPPA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SPPA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.
I attribute the copyrights that belong to me, on this work, to SPPA, which may use and publish it by the means it deems appropriate, including on the Internet or in any other computer processing.
Atribuyo los derechos de autor que me pertenecen, sobre este trabajo, a SPPA, que podrá utilizarlo y publicarlo por los medios que considere oportunos, incluso en Internet o en cualquier otro tratamiento informático.