A escrita como desafio no percurso do observador pelo método Bick de observação de bebês

Autores

  • Nara Amália Caron Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)
  • Rita de Cássia Sobreira Lopes Instituto de Psicologia da UFRGS
  • Denise Steibel Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)
  • Tagma Schneider Donelli Instituto de Psicologia da UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.5281/sppa%20revista.v23i1.225

Palavras-chave:

escrita, método Bick, relato escrito, comunicação primitiva.

Resumo

Este trabalho discute alguns desafios no percurso do observador ao longo dos três momentos do método Bick de observação (observação, relato da observação e supervisão em grupo), com ênfase especial na escrita. Um dos maiores desafios da escrita, neste contexto, é o de transmitir uma experiência que foi vivida predominantemente de forma sensorial e solitária. Neste contexto, o observador se vê exposto a uma série de sensações que emergem novamente no momento do relato, as quais são compartilhadas com o grupo de supervisão. Cabe ressaltar que o desafio da escrita se interpõe, no método Bick, durante todo o percurso do observador e é especialmente inquietante quando essa escrita se faz necessária para publicação.

Palavras-chave: escrita, método Bick, relato escrito, comunicação primitiva.

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Biografia do Autor

Nara Amália Caron, Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

Membro efetivo e analista didata Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

Denise Steibel, Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

Membro aspirante da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

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Publicado

18-05-2016

Como Citar

Caron, N. A., Lopes, R. de C. S., Steibel, D., & Donelli, T. S. (2016). A escrita como desafio no percurso do observador pelo método Bick de observação de bebês. Revista De Psicanálise Da SPPA, 23(1), 29–42. https://doi.org/10.5281/sppa revista.v23i1.225

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