Transtornos autísticos: a psicanálise e suas interfaces

Autores

  • Vera Regina Jardim M. R. Fonseca Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP)

Palavras-chave:

Transtornos autísticos, Psicopatologia do desenvolvimento, Psicanalise, Dialogismo

Resumo

Partindo das idéias de Tustin sobre os fenômenos autísticos e apoiada em seu exemplo de busca constante de meios para expandir a compreensão dos mesmos, dediquei-me, nos últimos anos, a procurar elementos (conceitos, dados e métodos) das áreas vizinhas à psicanálise que ampliassem meu horizonte de entendimento dos dados acumulados
por mim ao longo de quase trinta anos de avaliação e psicoterapia psicanalítica de crianças com transtornos autísticos. Neste trabalho procuro relatar de modo resumido o resultado de tais estudos. Usei, em particular, o material clínico de dois pacientes, mas o pano de fundo sempre foi a clínica psicanalítica mais extensa. Assim, à perspectiva psicanalítica associei a das neurociências, da psicologia do desenvolvimento, da etologia e do construtivismo/dialogismo para criar um modelo hipotético de fisiopatogenia dos transtornos autísticos, ou seja, de como podem surgir e se estabelecer tais transtornos durante o desenvolvimento, quais os fatores envolvidos e quais as consequências. Espero que o texto venha reforçar o necessário e oportuno movimento, que já se pode identificar entre alguns psicanalistas, de explicitar e avaliar mais detalhadamente nosso trabalho no campo dos transtornos autísticos (AU)

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Regina Jardim M. R. Fonseca, Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP)

Membro Efetivo e Analista Didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo.

Referências

AKSHOOMOFF, N. et al. (2002). The neurobiological basis of autism from a developmental perspective. Development and Psychopathology, v. 14, p. 613-634.

ALVAREZ, A.; REID, S. (1999). Autism and personality. London: Routledge.

BEEBE, B. et al. (1997). Mother-infant interaction structures and presymbolic self and object representations. Psychoanalytic Dialogues, v. 7, p. 133-182.

BION, W. (1962). Learning from experience. London: Karnac.

BLURTON, J. N.; WOODSON, R. (1979). Describing behavior: the ethologist’s perspective. In: Social interaction analysis: methodological issues. Madison: University of Winsconsin.

BOWLBY, J. (1969). Apego e perda I: apego. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

. (1973). Apego e perda II: separação, angústia e raiva. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

BRÅTEN, S. (1998). Infant learning by altercentric participation: the reverse of egocentric observation indivíduo autism. In: Intersubjective communication and emotion in early ontogeny.

Cambridge: Cambridge University. p. 118.

. (2003). Participant perception of others’acts: virtual otherness in infants and adults. Culture & Psychology. v. 9, n. 3, p. 261-276.

BRAZELTON, T. B.; CRAMER, B. G. (1990). As primeiras relações. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

DISSANAYAKE, C.; CROSSLEY, S. (1997). Autistic children’s responses to separation and reunion with their mothers. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 27, n. 3, p. 295-312.

FONAGY, P.; TARGET, M. (1998). An interpersonal view of the infant. In: HURRY, A. (Org.). Psychoanalysis and developmental therapy. Madison: International University.

FONSECA, V. R. (2009). The autistic dialogic style: a case of Asperger’s syndrome. Journal of Child Psychotherapy, v. 35, n. 3, p. 250-261.

. (2010). Les difficultés concernant le pronom personnel et l’espace mental dans les troubles autistiques: une hypothèse. Neuropsychiatrie de l’enfance et de l’adolescence, v. 58, p. 145-151.

FONSECA, V. R. et al. (2006). The autistic dialogic style: a case of Asperger syndrome. In: MEETING OF THE DIALOGIC SELF, 4., 2006, Braga, Portugal, 2006.

FONSECA, V. R. et al. (2004). Transtornos autísticos e espaço dialógico: breve conversa entre a psicanálise e o dialogismo. Revista Brasileira de Psicanálise, v. 38, n. 3, p. 679-692.

FONSECA, V. R.; BUSSAB, V. S. (2005a). The search for selfhood in autistic disorders: an interdisciplinary approach: fourth poster session. In: JANUARY MEETING OF THE AMERICAN PSYCHOANALYTIC ASSOCIATION, 2005, Nova York, 21 jan. 2005.

.; . (2005b). Trauma, deficit and defense-current trends in the psychoanalysis of children with PDD. In: CONGRESSO DA INTERNATIONAL PSYCHOANALYTICAL ASSOCIATION, 44., 2005. Rio de Janeiro, 27 a 31 de julho 2005.

.; . (2006). Self, other and dialogical space in autistic disorders. International Journal of Psychoanalysis, v. 87, p. 439-55.

GERGELY, G. (2001). The obscure object of desire “Nearly, but clearly not, like me”: contingency preference in normal children versus children with autism. Bulletin of Menninger Foundation,

v. 65, n. 3, p. 411-426.

GRANDIN, T.; JOHNSON, C. (2005). Animals in translation: using the mysteries of autism to decode animal behavior. New York: Simon and Schuster.

GREENSPAN, S. I. (1997). Developmentally based psychotherapy. New York: International Universities.

GROSSMANN, A. et al. (2003). Experience effects on brain development: possible contributions to psychopathology. Journal of Child Psychology and Psychiatry, v. 44, n. 1, p. 33-63.

GUIMARÃES, F. (1990). A hypothesis about the determining process of autistic states. International Journal Psycho-Analysis, v. 71, p. 393-402.

HIRSTEIN, W. et al. (2001). Autonomic responses of autistic children to people and objects. Proceedings Biological Sciences, v. 268, n. 1479, p. 1883-1888.

HOBSON, P. R. (1993). El autismo y el desarrollo de la Mente. Madrid: Alianza.

HOLQUIST, M. (1990). Dialogism: bakhtin and his world. London: Routledge.

KELLER, H. (2007). Cultures of infancy. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates.

KOHLER, E. et al. (2002). Hearing sounds, understanding actions: action representation in mirror neurons. Science, v. 297, n. 5582, p. 846-848.

LOVELAND, K. (1993). Autism, affordances, and the self. In: NEISSER, U. (Ed.). The perceived self: ecological and interpersonal sources of self-knowledge. Cambridge: Cambridge University.

MELTZER, D. et al. (1975). Exploración del autismo: un estudio psicoanalítico. Buenos Aires: Paidós, 1979.

NEISSER, U. (1993). The self perceived. In: The perceived self: ecological and interpersonal sources of self-knowledge. Cambridge: Cambridge University.

OGDEN, T. (2004). On holding and containing, being and dreaming. International Journal of Psychoanalysis, v. 86, n. 6, p. 1349-1364.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Classificação estatística internacional de doenças e problemas relacionados à saúde: CID-10. 10. ed. rev. 2008.

SCHORE, A. (2003). Affect dysregulation and disorders of the self. New York: W.W. Norton & Company. p. 230.

. (2002). Dysregulation of the right brain: a fundamental mechanism of traumatic attachment and the psychopathogenesis of posttraumatic stress disorder. Australian & New Zealand Journal of Psychiatry, v. 36, n. 1, p. 9-30.

. (1994). Affect regulation and the origin of the self: the neurobiology of emotional development. Hove: Lawrence Erlbaum. p. 162.

STERN, D. (1985). The interpersonal world of the infant. New York: Basic Books.

TALAY-ONGAN, A.; WOOD, K. (2000). Unusual sensory sensitivities in autism: a possible crossroads. International Journal of Disability, Development and Education, v. 47, n. 2, p. 201-212.

TINBERGEN, N.; TINBERGEN, E. (1983). Autistic children: new hope for a cure. London: Allen & Unwin.

TOMASELLO, M. (1993). On the interpersonal origins of self-concept. In: NEISSER, U. (Ed.). The perceived self: ecological and interpersonal sources of self-knowledge. Cambridge: Cambridge University.

TREVARTHEN, K. et al. (1996). Children with autism. Philadelphia: Jessica Kingsley.

TREVARTHEN, C. (1993). The self born in intersubjectivity: the psychology of an infant communicating. In: NEISSER, U. (Ed.). The perceived self: ecological and interpersonal sources of self-knowledge. Cambridge: Cambridge University.

TUSTIN, F. (1972). Autismo e psicose infantil. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

. (1981). Estados autísticos em crianças. Rio de Janeiro: Imago, 1984.

. (1986). Barreiras autistas em pacientes neuróticos. Porto Alegre: Artmed, 1990.

. (1990). The protective shell in children and adults. London: Karnac.

. (1991). Revised understandings of psychogenic autism. International Journal of Psycho-Analysis, v. 72, p. 585-591.

VEENSTRA-VANDERWEELE, J.; COOK, E. (2003). Genetics of childhood disorders: autism, part 5: genetics of autism. Journal of American Academy of Child and Adolescent Psychiatry, v. 42, n. 1, p. 116-118.

WINNICOTT, D. (1965). O ambiente e os processos de maturaçäo: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre: Artmed, 1990.

Publicado

04-12-2010

Como Citar

Fonseca, V. R. J. M. R. (2010). Transtornos autísticos: a psicanálise e suas interfaces. Revista De Psicanálise Da SPPA, 17(3), 547–575. Recuperado de https://revista.sppa.org.br/RPdaSPPA/article/view/867

Edição

Seção

Simpósio

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)