Sonhos polifônicos em René Kaës
Palavras-chave:
Polyphony, Dream, Intersubjectivity, Common and shared spaceResumo
O presente texto procura apresentar, em termos gerais, a concepção de René Kaës acerca da teoria do sonho em sua vinculação com o pensamento freudiano e a noção bakhtiniana de polifonia do discurso. A originalidade da obra de Kaës se insurge dos vínculos matriciais com o pensamento de Freud, mas também reivindica – em relação a tal pensamento – uma abertura na compreensão psicanalítica do fenômeno do sonho.
Downloads
Referências
Bakhtin, M. (2008). Problemas da poética de Dostoiévski, (Tradução de Paulo Bezerra). Rio de Janeiro: Forense Universitária. (Trabalho original publicado em 1929)
Beradt, C. (2017). Sonhos no Terceiro Reich. São Paulo: Três Estrelas.
Bion, W. (2021). Aprender da experiência. São Paulo: Blucher.
Fiorin, J. L. (2006). Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática.
Freud, S. (2011). Psicologia das massas e análise do Eu e outros textos (120-1923), (Tradução de Paulo César de Souza). São Paulo: Companhia das Letras.
Gordon, L. (2019). The creativity of social dreaming. London: Routledge.
Kaës, R. (2004). A polifonia do sonho: a experiência comum e compartilhada. São Paulo: Ideias & Letras.
Meltzer, D. (2022). Vida onírica: uma revisão da teoria e da técnica psicanalítica. São Paulo: Blucher.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SPPA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.
I attribute the copyrights that belong to me, on this work, to SPPA, which may use and publish it by the means it deems appropriate, including on the Internet or in any other computer processing.
Atribuyo los derechos de autor que me pertenecen, sobre este trabajo, a SPPA, que podrá utilizarlo y publicarlo por los medios que considere oportunos, incluso en Internet o en cualquier otro tratamiento informático.