Método Bick de observação da relação mãe-bebê: experiência modificadora na prática psicanalítica
DOI:
https://doi.org/10.5281/sppa%20revista.v19i3.16Palabras clave:
método Bick, formação psicanalítica, observação da relação mãe-bebê.Resumen
A autora faz um breve relato do histórico do método Bick de observação da relação mãe-bebê na SPPA. Explica como se constitui e funciona o grupo de observação de bebês. Fala da sua importância na formação analítica como um instrumento que aprimora a capacidade negativa, além de proporcionar, para o observador psicanalítico, o privilégio de assistir ao início da relação da mãe com seu bebê, base do desenvolvimento do ser humano, e vivenciá-lo. Aborda também os benefícios desta experiência para a mãe, o bebê e sua família.
Descargas
Citas
Bion, W. R. (1966). O aprender com a experiência. In Os elementos da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar.
Bick, E. (1963). Notas sobre la observación de lactantes en la enseñanza de Psicoanálisis. Revista de Psicoanálisis, APA, 24(1),1964.
Maltz, R. S. (1992). Histórico da observação de bebês no Rio Grande do Sul. In Simpósio de Observação de Bebês, 2. Canela, RS. Trabalho não publicado.
____. (1998). Uma reflexão sobre a estética no Método Bick através do Depoimento das Observadoras. In Congresso da ABENEPI. Trabalho não publicado.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SPPA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.
I attribute the copyrights that belong to me, on this work, to SPPA, which may use and publish it by the means it deems appropriate, including on the Internet or in any other computer processing.
Atribuyo los derechos de autor que me pertenecen, sobre este trabajo, a SPPA, que podrá utilizarlo y publicarlo por los medios que considere oportunos, incluso en Internet o en cualquier otro tratamiento informático.