Lilith: a outra face de Eva

Autores/as

  • Isaac Pechansky Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre
  • Alda Dorneles de Oliveira Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre
  • Ingeborg Magda Bornholdt Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre
  • Mery Pomerancblum Wolff Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre
  • Tula Bisol Brum Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre
  • Antonio Carlos S. Marques da Rosa Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre

Resumen

Através de uma personagem mitológica obscura e pouco conhecida, “Lilith”, e de seu contraponto amplamente difundido na
cultura ocidental judaicocristã, “Eva”, paradigma feminino da humanidade, os autores fazem considerações sobre alguns
aspectos antagônicos do feminino. Cotejam o interjogo das duas personagens, em suas narrativas míticas, com a narrativa
pessoal de uma paciente, através de uma vinheta clínica. Durante nossas reuniões de estudo sobre a Sexualidade Feminina tivemos a oportunidade de debater sobre vários personagens da clínica, da literatura, da mitologia e de outras expressões artísticas. Nessa trajetória, surgiu a figura mítica e obscura de Lilith como contraponto a Eva, paradigma feminino da humanidade. São personagens que, na verdade, representam, ao nosso ver, funções cindidas do psiquismo feminino. Lilith surge como alguém que condensa em si os aspectos normalmente dissociados de Eva. Assim, elas convivem, nem sempre em harmonia, no mundo interno das mulheres, no desempenho de papéis diversos e diferenciados, numa tentativa de manter o equilíbrio necessário ao desenvolvimento da mente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Freud, S. (1940 [1938]). Esboço de psicanálise. E.S.B., vol. XXIII. Rio de Janeiro: Imago, 1980.

Heimann, P. (1952). Certas funções da introjeção e da projeção no início da infância. In: Os progressos da psicanálise. Rio de Janeiro: Guanabara, 1982.

Klein, M. (1946). Notas sobre alguns mecanismos esquizóides. In: Inveja e gratidão e outros trabalhos. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

Koltuv, B. (1986). O Livro de Lilith. São Paulo: Cultrix, 1997.

Roitman, C. (1996). Narcisismo primario – Entramado pulsional y yoico en la infancia temprana. Revista de Psicoanálisis. Tomo LIII, nº 4, outdec 1996.

Unterman, A. (1991). Dicionário Judaico de Ciências e Tradições. Rio de Janeiro: Zahar, 1992.

Zimmer, H. (1957). A conquista psicológica do mal. São Paulo: Palas Athena, 1988.

Publicado

2025-01-02

Cómo citar

Pechansky, I., Dorneles de Oliveira, A., Bornholdt, I. M., Pomerancblum Wolff, M., Bisol Brum, T., & S. Marques da Rosa, A. C. (2025). Lilith: a outra face de Eva. Revista De Psicoanálisis De La SPPA, 7(1). Recuperado a partir de https://revista.sppa.org.br/RPdaSPPA/article/view/1356

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>