Brincar, repetir e elaborar na clínica atual com crianças e adolescentes

Autores

  • Ingeborg Magda Bornholdt Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

DOI:

https://doi.org/10.5281/sppa%20revista.v13i2.792

Palavras-chave:

Brincar, Psicanálise de crianças, Psicanálise de adolescentes, Desmotivação, Excitação, Hiperatividade

Resumo

A autora aborda características da forma de brincar das crianças atualmente na sua experiência clínica. Desenvolve a idéia de que há duas tendências principais: crianças com tendências à ação, superestimuladas e excitadas, de um lado, e desmotivadas, com tendências à inibição da capacidade de brincar, de outro. Desenvolve a seguir algumas reflexões sobre os prejuízos da capacidade de brincar na atualidade e no nosso meio. Para ilustrar o tema, ao longo do trabalho também apresenta vinhetas clínicas da análise de uma criança dos nove aos treze anos de idade (AU)

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Biografia do Autor

Ingeborg Magda Bornholdt, Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

Membro Efetivo da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

Referências

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Publicado

27-03-2021

Como Citar

Bornholdt, I. M. (2021). Brincar, repetir e elaborar na clínica atual com crianças e adolescentes. Revista De Psicanálise Da SPPA, 13(2). https://doi.org/10.5281/sppa revista.v13i2.792

Edição

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