Todas as vezes que...: a repetição entre o passado, o presente, o futuro temido e o futuro potencial na experiência analítica: comentário
DOI:
https://doi.org/10.5281/sppa%20revista.v13i2.793Keywords:
Compulsão à repetição, Transferência, TemporalidadeAbstract
O presente comentário foi apresentado como introdução ao debate do trabalho Todas as vezes que...: a repetição entre o passado, o presente, o futuro temido e o futuro potencial na experiência analítica de Stefano Bolognini. Entre outros pontos, procura discutir a visão da psicanálise atual sobre o fenômeno da repetição, questionando a possibilidade de que algo possa ser realmente repetido no mesmo formato. Destaca a importância de se verificar como se repete, se de forma a promover crescimento ou de
forma estereotipada. Traz ainda algumas contribuições de Matte-Blanco que se referem ao tema da temporalidade psíquica, procurando cotejar como conceito de consubstancialidade apresentado no trabalho em discussão (AU)
Downloads
References
COOPER, A. (1987a). Transference interpretation. J. Am. Psycho-anal. Ass.v. 35, p.77-98.
. (1987b). The transference neurosis: a concept ready for retirement. Psicoanalytic Inquiry. v.7, p. 569-585.
FERRO, A. (1998). Na sala de análise. Rio de Janeiro: Imago.
FREUD, S. (1915). O inconsciente. In: Obras Completas. v. 14. Rio de Janeiro: Imago, 1974.
GOLDBERG, A. (2000). Desconstruindo a dialética. Livro Anual de Psicanálise. v. 14, p. 67-77.
MATTE BLANCO, I. (1975). The unconscious as infinite sets. Londres: Duckworth.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SPPA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.
I attribute the copyrights that belong to me, on this work, to SPPA, which may use and publish it by the means it deems appropriate, including on the Internet or in any other computer processing.
Atribuyo los derechos de autor que me pertenecen, sobre este trabajo, a SPPA, que podrá utilizarlo y publicarlo por los medios que considere oportunos, incluso en Internet o en cualquier otro tratamiento informático.