Editorial
DOI:
https://doi.org/10.5281/sppa%20revista.v15i2.577Palavras-chave:
Editorial, Psicanálise, Zelig LibermannResumo
Freud, em sua busca por entender o psiquismo e aliviar o sofrimento humano, utilizou outras técnicas antes de perceber que poderia explorar a mente de seus pacientes através da fala. Então, desde essa criação de Freud, a psicanálise, ainda que progrida continuamente no modo de entender a interação no processo psicanalítico, permanece centrada em um princípio importante: a escuta por uma pessoa das manifestações de outra pessoa.
O desejo de ser escutado é um elemento fundamental na interação humana. Podemos considerar que essa busca está na base das inúmeras manifestações que deram forma à cultura. Quando resolvemos colocar nossas idéias no papel, para apresentação em atividades científicas ou publicação em periódicos, desejamos partilhar com alguém nossos pensamentos, desejamos “ser escutados”.
Nesse sentido, o trabalho de edição de um periódico é um elemento de ligação entre o autor que expressa suas idéias através de um artigo e o leitor que
receberá esse texto e poderá formar suas próprias impressões sobre o objeto de sua leitura.
No papel de intermediários, temos nos sentido gratificados pela confiança
que os autores têm depositado em nós através do envio de seus trabalhos para publicação. E também satisfeitos ao constatarmos um aumento gradativo do número de nossos leitores, fato observado pelas novas assinaturas e aquisições de exemplares avulsos da Revista.
Downloads
Referências
Sem referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SPPA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.
I attribute the copyrights that belong to me, on this work, to SPPA, which may use and publish it by the means it deems appropriate, including on the Internet or in any other computer processing.
Atribuyo los derechos de autor que me pertenecen, sobre este trabajo, a SPPA, que podrá utilizarlo y publicarlo por los medios que considere oportunos, incluso en Internet o en cualquier otro tratamiento informático.