As feridas de Vilma

Autores/as

  • Stefano Bolognini Sociedade Psicanalítica Italiana (SPI)

Palabras clave:

Trauma, Adolescência, Avós, Self, Contato Ego/Self, Transferência Especular, Transferência Gemelar

Resumen

O autor descreve o tratamento do caso de uma adolescente traumatizada. Essa descrição é feita com exemplificação direta, através do material das sessões, das dificuldades intrapsíquicas e interpsíquicas da paciente durante a terapia e fora desta. O aspecto específico desta contribuição situase na caracterização de uma contratransferência adequada – procurada e produzida por indução da paciente em relação às próprias necessidades inconscientes – adaptada ao de um avô. Ao analista é solicitado o desenvolvimento de uma função constante e paciente, próxima, mas não pulsionalmente acesa ou ardente, que alimente, ou aqueça, mantendo um baixo nível de evocação pulsional tanto no sentido da sexualidade quanto da agressividade. Propõe-se que a experiência traumática pode ser revivida e lentamente cicatrizada, se compartilhada com a lembrança experiencial também ao nível do self, mas com um procedimento suficientemente protegido e garantido que permita ir além da repetição traumática do trauma (AU)

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Stefano Bolognini, Sociedade Psicanalítica Italiana (SPI)

Membro da Sociedade Psicanalítica Italiana.

Citas

BALINT, M. ; BALINT, E. (1959). Thrills and regression. London: Tavistock, 1959.

BOLOGNINI, S. (2002). La empatia psicoanalitica. Buenos Aires: Lumen, 2004.

______. (2005). Reconsidering narcissism from a contemporary, complex psychoanalytic view. In: VARCHEVKER, A.; McGINLEY, E. (editores). Melancholia and narcissism through the life

cycle: psychoanalytic essays. London: New Library of Psychoanalysis; Routledge. No prelo.

FREUD, S. (1914 ). Ricordare, ripetere, rielaborare. In: Opere di Sigmund Freud. v. 12. Torino: Boringhieri, 2003, p. 147-152.

______. (1938). L’uomo Mosè e la religione monoteistica: tre saggi. In: Opere di Sigmund Freud. v. 23. Torino: Boringhieri, 2003, p. 7-134.

KOHUT, H. (1971). The analysis of the self. New York: Int. Univ. Press, 1971.

WINNICOTT, D. W. (1971). Playing and reality. London: Routledge, 2005.

Cómo citar

Bolognini, S. (2005). As feridas de Vilma. Revista De Psicoanálisis De La SPPA, 12(3), 515–526. Recuperado a partir de https://revista.sppa.org.br/RPdaSPPA/article/view/889