Brincar, repetir e elaborar na clínica atual com crianças e adolescentes

Autores/as

  • Ingeborg Magda Bornholdt Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

DOI:

https://doi.org/10.5281/sppa%20revista.v13i2.792

Palabras clave:

Brincar, Psicanálise de crianças, Psicanálise de adolescentes, Desmotivação, Excitação, Hiperatividade

Resumen

A autora aborda características da forma de brincar das crianças atualmente na sua experiência clínica. Desenvolve a idéia de que há duas tendências principais: crianças com tendências à ação, superestimuladas e excitadas, de um lado, e desmotivadas, com tendências à inibição da capacidade de brincar, de outro. Desenvolve a seguir algumas reflexões sobre os prejuízos da capacidade de brincar na atualidade e no nosso meio. Para ilustrar o tema, ao longo do trabalho também apresenta vinhetas clínicas da análise de uma criança dos nove aos treze anos de idade (AU)

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ingeborg Magda Bornholdt, Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

Membro Efetivo da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

Citas

BARANGER, W.; BARANGER, M. (1969). Problemas del campo psicoanalítico. Buenos Aires: Kargieman.

BION, W. (1961). Uma teoria do pensar. In: SPILLIUS, E. B. Melanie Klein hoje: desenvolvimentos da teoria e da técnica. Rio de Janeiro: Imago, 1991. v.1, p. 185-193.

. (1965). Transformações: do aprendizado ao crescimento. Rio de Janeiro: Imago, 2004.

BORNHOLDT, I. et. al. (2000). Fatores culturais na estruturação da personalidade das crianças e adolescentes. In: Revista Latino-Americana de Psicanálise, v. 4, n. 1, p. 447-452.

FERRO, A. (1995). A técnica na psicanálise infantil: a criança e o analista da relação ao campo emocional. Rio de Janeiro: Imago.

FREUD, S. (1914). Recordar, repetir e elaborar. In: Obras Completas. v. 12, Rio de Janeiro: Imago, 1987, p. 193-203.

. (1920). Além do princípio do prazer. In: Obras Completas. v. 18, Rio de Janeiro: Imago, 1987, p. 17-85.

KLEIN, M. (1926). Princípios psicológicos da análise de crianças pequenas. In: Amor, culpa e reparação e outros trabalhos (1921-1945). Rio de Janeiro: Imago, 1996. p. 152-163.

. (1948). Sobre a teoria da ansiedade e culpa. In: Inveja e gratidão e outros trabalhos 1946-1963. Rio de Janeiro: Imago, 1991. p. 44-63.

WINNICOTT, D. (1951). Objetos transicionais e fenômenos transicionais. In: O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975. p.13-44.

Publicado

2021-03-27

Cómo citar

Bornholdt, I. M. (2021). Brincar, repetir e elaborar na clínica atual com crianças e adolescentes. Revista De Psicoanálisis De La SPPA, 13(2). https://doi.org/10.5281/sppa revista.v13i2.792

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a