O fenômeno bullying na adolescência

Autores/as

  • Ana Margareth Siqueira Bassols Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

Palabras clave:

Bullying, Adolescência, Violência

Resumen

O fenômeno bullying é um dos sintomas mais preocupantes na escola e na sociedade hoje, representando uma manifestação de violência na adolescência, com origens multifatoriais, no qual interagem de forma complexa fatores individuais, familiares e sociais. A partir de uma revisão do tema, a autora discute aspectos relacionados ao processo da adolescência e a alguns fatores associados ao comportamento agressivo (AU)

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Margareth Siqueira Bassols, Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

Membro associado da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

Citas

AKIBA, M. et al. (2002). Student victimization: national and school system effects on school

violence in 37 nations. Am. Educ. Res J., v. 39, p. 829-853.

AMERICAN ACADEMY OF CHILD AND ADOLESCENT PSYCHIATRY. Understanding violent

behavior in children and adolescents. Facts for Families. n. 55. Acesso em 14/05/2011. Disponível

em: < www.aacap.org/publications/factsfam/behavior.htm >.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA MULTIPROFISSIONAL DE PROTEÇÃO À INFÂNCIA E À

ADOLESCÊNCIA. Programa de redução do comportamento agressivo entre estudantes. Rio de

Janeiro: ABRAPIA, 2002.

BERGER, K. (2007). Update on bullying at school: science forgotten? Developmental Review, v.

, p. 90-126.

BLOS, P. (1962). On adolescence: a psychoanalytic interpretation. New York: Free.

BORG, M. (1999). The extent and nature of bullying among primary and secondary schoolchildren.

Educational Research, n. 41, n. 2, p. 137-153.

CENTRO de empreendedorismo social e administração em terceiro setor. Fundação Instituto de

Administração. Relatório de pesquisa: Bullying escolar no Brasil. São Paulo: CEATS/FIA, mar./

CAHN, R. (2009). Abordagem metapsicológica da adolescência de hoje. Revista de Psicanálise

da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre. v. 15, n. 2, p. 299-312.

DAWKINS, J. (1995). Bullying in school: doctor’s responsibilities. BMJ, 310, p. 274-275.

FANTE, C. (2005). Fenômeno bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a

paz. Campinas: Verus.

FANTE, C.; PEDRA, J. A. (2008). Bullying escolar: perguntas e respostas. Porto Alegre: Artmed.

FEKKES, M.; PIIPERS, F.I., VERLOOVE-VANHORICK, S. P. (2005). Bullying: who does what,

when and where? Involvement of children, teachers and parents in bullying behavior. Health Educ.

Res., v. 20, p. 81-91.

FONAGY, P. (1999). Male perpetrators of violence against women: an attachment theory

perspective. J. Allied Psychoanal. Studies, v. 1, n. 1, p. 7-27.

FONSECA, S.; MOLEIRO, C.; SALES, C. (2009). Violence in portuguese schools. National Report. Int. J. Violence and School, v. 9, p. 57-78.

LAMB, J.; PEPLER, D.; CRAIG, W. (2009). Approach to bullying and victimization. Canadian

Family Physician, v. 55, n. 4, p. 356-360.

LEVY, R. (2001). O adolescente. In: EIZIRIK, C.; KAPCZINSKY, F.; BASSOLS, A. M. O ciclo

da vida humana: uma perspectiva psicodinâmica. Porto Alegre: Artmed, p. 127-140.

LOPES NETO, A. A.; SAAVEDRA, L. H. (2004). Diga não para o bullying. Rio de Janeiro:

ABRAPIA.

LOPES NETO, A. A. (2005). Bullying: comportamento agressivo entre estudantes. Jornal de

Pediatria. n. 81, (5 Supl.), p. 164-172.

______.(2006). Adolescência: o reordenamento simbólico, o olhar e o equilíbrio narcísico. Revista

de Psicanálise da SPPA, v.13, n. 2, p. 233-254.

______. (2007). Bullying. Adolesc. Saúde. v. 4, n. 3, p. 51-56.

MAIN, M.; KAPLAN, N.; CASSIDY, J. (1985). Security in infancy, childhood and adulthood.

Monograph for the Society for Research in Child Devel., 50 (1- 2, Serial n. 209), p. 66-104.

MELTZER, D. (1978). Seminários de Novara: teoria psicanalítica da adolescência. Traduzido de

Quaderni di Psicoterapia Infantile. Roma: Borla.

NIN, A. (2006). Jogos de vida e jogos de morte na adolescência. Revista de Psicanálise da SPPA,

v. 13, n. 2, p. 259-271.

OLWEUS, D. (1993). Bullying at school: what we know and what we can do. Oxford: Blackwell.

PIZARRO, H. C.; JIMÉNEZ, M. I. (2007). Maltrato entre iguales en la escuela costaricense. Revista Educación, v. 31, n. 1, p. 135-144.

POLMEAR, C. (2004). Dying to live: mourning, melancholia and the adolescent process. J. Child Psychotherapy, v. 30, n. 3, p. 263-274.

RAMÍREZ, F. C. (2001). Variables de personalidad asociadas en la dinámica bullying (agresores

versus víctimas) en niños y niñas de 10 a 15 años. Anales de Psicología, v. 17, n. 1, 37-43.

REMSCHMIDT, H. et al. (2007). The mental health of children and adolescents: an area of global neglect. New Jersey: John Wiley & Sons.

RODRÍGUEZ, N. (2007). Bullying, guerra na escola. Lisboa: Sinais de Fogo.

SEIXAS, S. R. (2009). Diferentes olhares sobre o fenômeno bullying em contexto escolar. Interações, n. 13, p. 1-9.

SILVA, A. B. B. (2010). Bullying: mentes perigosas nas escolas. Rio de Janeiro: Objetiva.

SMITH, J.; TWEMLOW, S. W.; HOOVER, D. W. (1999). Bullies, victims and bystanders: a method

of in-school intervention and possible parental contributions. Child Psychiat. & Human Devel., v. 30, n. 1, p. 29-37.

STROZIER, C. B. Youth violence and the apocalyptic. Amer. J. Psychoanalysis, v. 62, n. 3, p. 285-298.

TWEMLOW, S.W. FONAGY, P., SACCO, F. C., GIES, M. L., EVANS, R., EWBANK, R. (2001). Creating a peaceful school learning environment: a controlled study of an elementary school intervention to reduce violence. Amer. J. Psychiatry, v. 158, p. 808-810.

TWEMLOW. S. W. (2003). A crucible for murder: the social context of violent children and adolescents. Psychoanalitic Quarterly, v. 72, p.659-98.

ZOTTIS, G. A. H.; ISOLAN, L; SALUM, G. A.; TOCCHETTO, A.; MANFRO, G. G.; HELDT, E. (2010). Prevalência de bullying em escolas da rede estadual de Porto Alegre-RS. Rev. HCPA, v. 30

(Supl.) p. 226.

Publicado

2020-11-07

Cómo citar

Bassols, A. M. S. (2020). O fenômeno bullying na adolescência. Revista De Psicoanálisis De La SPPA, 18(3), 565–579. Recuperado a partir de https://revista.sppa.org.br/RPdaSPPA/article/view/709

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.