O fenômeno bullying na adolescência

Autores

  • Ana Margareth Siqueira Bassols Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

Palavras-chave:

Bullying, Adolescência, Violência

Resumo

O fenômeno bullying é um dos sintomas mais preocupantes na escola e na sociedade hoje, representando uma manifestação de violência na adolescência, com origens multifatoriais, no qual interagem de forma complexa fatores individuais, familiares e sociais. A partir de uma revisão do tema, a autora discute aspectos relacionados ao processo da adolescência e a alguns fatores associados ao comportamento agressivo (AU)

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Margareth Siqueira Bassols, Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

Membro associado da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

Referências

AKIBA, M. et al. (2002). Student victimization: national and school system effects on school

violence in 37 nations. Am. Educ. Res J., v. 39, p. 829-853.

AMERICAN ACADEMY OF CHILD AND ADOLESCENT PSYCHIATRY. Understanding violent

behavior in children and adolescents. Facts for Families. n. 55. Acesso em 14/05/2011. Disponível

em: < www.aacap.org/publications/factsfam/behavior.htm >.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA MULTIPROFISSIONAL DE PROTEÇÃO À INFÂNCIA E À

ADOLESCÊNCIA. Programa de redução do comportamento agressivo entre estudantes. Rio de

Janeiro: ABRAPIA, 2002.

BERGER, K. (2007). Update on bullying at school: science forgotten? Developmental Review, v.

, p. 90-126.

BLOS, P. (1962). On adolescence: a psychoanalytic interpretation. New York: Free.

BORG, M. (1999). The extent and nature of bullying among primary and secondary schoolchildren.

Educational Research, n. 41, n. 2, p. 137-153.

CENTRO de empreendedorismo social e administração em terceiro setor. Fundação Instituto de

Administração. Relatório de pesquisa: Bullying escolar no Brasil. São Paulo: CEATS/FIA, mar./

CAHN, R. (2009). Abordagem metapsicológica da adolescência de hoje. Revista de Psicanálise

da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre. v. 15, n. 2, p. 299-312.

DAWKINS, J. (1995). Bullying in school: doctor’s responsibilities. BMJ, 310, p. 274-275.

FANTE, C. (2005). Fenômeno bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a

paz. Campinas: Verus.

FANTE, C.; PEDRA, J. A. (2008). Bullying escolar: perguntas e respostas. Porto Alegre: Artmed.

FEKKES, M.; PIIPERS, F.I., VERLOOVE-VANHORICK, S. P. (2005). Bullying: who does what,

when and where? Involvement of children, teachers and parents in bullying behavior. Health Educ.

Res., v. 20, p. 81-91.

FONAGY, P. (1999). Male perpetrators of violence against women: an attachment theory

perspective. J. Allied Psychoanal. Studies, v. 1, n. 1, p. 7-27.

FONSECA, S.; MOLEIRO, C.; SALES, C. (2009). Violence in portuguese schools. National Report. Int. J. Violence and School, v. 9, p. 57-78.

LAMB, J.; PEPLER, D.; CRAIG, W. (2009). Approach to bullying and victimization. Canadian

Family Physician, v. 55, n. 4, p. 356-360.

LEVY, R. (2001). O adolescente. In: EIZIRIK, C.; KAPCZINSKY, F.; BASSOLS, A. M. O ciclo

da vida humana: uma perspectiva psicodinâmica. Porto Alegre: Artmed, p. 127-140.

LOPES NETO, A. A.; SAAVEDRA, L. H. (2004). Diga não para o bullying. Rio de Janeiro:

ABRAPIA.

LOPES NETO, A. A. (2005). Bullying: comportamento agressivo entre estudantes. Jornal de

Pediatria. n. 81, (5 Supl.), p. 164-172.

______.(2006). Adolescência: o reordenamento simbólico, o olhar e o equilíbrio narcísico. Revista

de Psicanálise da SPPA, v.13, n. 2, p. 233-254.

______. (2007). Bullying. Adolesc. Saúde. v. 4, n. 3, p. 51-56.

MAIN, M.; KAPLAN, N.; CASSIDY, J. (1985). Security in infancy, childhood and adulthood.

Monograph for the Society for Research in Child Devel., 50 (1- 2, Serial n. 209), p. 66-104.

MELTZER, D. (1978). Seminários de Novara: teoria psicanalítica da adolescência. Traduzido de

Quaderni di Psicoterapia Infantile. Roma: Borla.

NIN, A. (2006). Jogos de vida e jogos de morte na adolescência. Revista de Psicanálise da SPPA,

v. 13, n. 2, p. 259-271.

OLWEUS, D. (1993). Bullying at school: what we know and what we can do. Oxford: Blackwell.

PIZARRO, H. C.; JIMÉNEZ, M. I. (2007). Maltrato entre iguales en la escuela costaricense. Revista Educación, v. 31, n. 1, p. 135-144.

POLMEAR, C. (2004). Dying to live: mourning, melancholia and the adolescent process. J. Child Psychotherapy, v. 30, n. 3, p. 263-274.

RAMÍREZ, F. C. (2001). Variables de personalidad asociadas en la dinámica bullying (agresores

versus víctimas) en niños y niñas de 10 a 15 años. Anales de Psicología, v. 17, n. 1, 37-43.

REMSCHMIDT, H. et al. (2007). The mental health of children and adolescents: an area of global neglect. New Jersey: John Wiley & Sons.

RODRÍGUEZ, N. (2007). Bullying, guerra na escola. Lisboa: Sinais de Fogo.

SEIXAS, S. R. (2009). Diferentes olhares sobre o fenômeno bullying em contexto escolar. Interações, n. 13, p. 1-9.

SILVA, A. B. B. (2010). Bullying: mentes perigosas nas escolas. Rio de Janeiro: Objetiva.

SMITH, J.; TWEMLOW, S. W.; HOOVER, D. W. (1999). Bullies, victims and bystanders: a method

of in-school intervention and possible parental contributions. Child Psychiat. & Human Devel., v. 30, n. 1, p. 29-37.

STROZIER, C. B. Youth violence and the apocalyptic. Amer. J. Psychoanalysis, v. 62, n. 3, p. 285-298.

TWEMLOW, S.W. FONAGY, P., SACCO, F. C., GIES, M. L., EVANS, R., EWBANK, R. (2001). Creating a peaceful school learning environment: a controlled study of an elementary school intervention to reduce violence. Amer. J. Psychiatry, v. 158, p. 808-810.

TWEMLOW. S. W. (2003). A crucible for murder: the social context of violent children and adolescents. Psychoanalitic Quarterly, v. 72, p.659-98.

ZOTTIS, G. A. H.; ISOLAN, L; SALUM, G. A.; TOCCHETTO, A.; MANFRO, G. G.; HELDT, E. (2010). Prevalência de bullying em escolas da rede estadual de Porto Alegre-RS. Rev. HCPA, v. 30

(Supl.) p. 226.

Publicado

07-11-2020

Como Citar

Bassols, A. M. S. (2020). O fenômeno bullying na adolescência. Revista De Psicanálise Da SPPA, 18(3), 565–579. Recuperado de https://revista.sppa.org.br/RPdaSPPA/article/view/709

Edição

Seção

Artigos