Colapso e misoginia: da mitologia à perversão via web
Palabras clave:
Colapso, Misoginia, Mitologia, Desamparo, Perversão, Tíndaro, Chuva douradaResumen
O autor postula que o medo do colapso descrito por Winnicott seja um fenômeno em alguma medida universal, uma decorrência do desamparo inerente à imaturidade humana. Falhas no processo primordial, que constituiriam o núcleo de um narcisismo saudável a partir do espelhamento do duplo homossensual, levariam inevitavelmente a algum grau de ambivalência contra o feminino, um núcleo misógino. Para desenvolver este argumento, é feito um apanhado desde o mito chinês da deusa mãe Nüwa, criadora da humanidade e salvadora do colapso cósmico, passando pelas perseguições contra o poder da mulher na Idade Média sob o pretexto de bruxaria e chegando às manifestações modernas da misoginia entre homens e mulheres. Vinhetas construídas com base em situações reais são apresentadas para ilustrar a relação postulada do colapso com a misoginia (AU)
Descargas
Citas
Adichie, C.N. (2014). We should all be feminists. London: Fourth Estate.
Barstow, A.L. (1994). Witchcraze: a new history of european witch hunts. London: Harpercollins.
Bollas, C. (2011). Extractive introjection In The Christopher Bollas reader. London: Routledge. (Original work published in 1987)
Bollas, C. (2012). Catch them before they fall: the psychoanalysis of breakdown. London: Routledge.
Clément, C. (2005). Promenade avec les Dieux de l’Inde. Paris: Éditions du Panama.
Deusa Lilith (2018, 1 de agosto). Oração de amarração - Deusa Lilith [Web log post]. Recuperado de http://agradeceradeusalilith.blogspot.com/.
Dombek, K. (2016). The selfishness of others: an essay on the fear of narcissism. New York: Farrar, Straus & Giroux.
Faimberg, H. (2013). Nachträglichkeit and ‘Fear of breakdown’ In Donald Winnicott Today.London: Routledge. (Original work published in 2012)
Gould, S.J. (1985). Ontogeny and Phylogeny. London: Harvard University Press. (Original work published in 1977)
Green, A. (1980) La Mère Morte, Narcissisme de vie, narcissisme de mort. Paris : Les Éditions de Minuit, 2007.
Green, A. (2011). Origines et vicissitudes de l’Être dans l’oeuvre de Winnicott. Revue Française de Psychanalyse, 75 (4), 1151-70.
Kalogeraki, S. (1993). Eros: Love Life in Ancient Greece. Rethymno: Mediterraneo.
Klein, R.L. & Klein, P.L. (2017). The anthropology of religion, magic and witchcraft, 4th ed., London: Routledge.
Lacan, J. (1999). Le Stade du Miroir comme formateur de la Fonction du Je. In Écrits. Paris: Éditions du Seuil. (Original work published in 1949)
Marx e Silva, M. (2015). Sensación de Absurdo y Hemorragia Narcisista: estudio teórico-clínico de algunos estados de retraimiento narcisista. Revista Psicoanálisis, 15, 11-35.
McSweeny, A.J. (1976). The Tyndareus Phenomenon. Psychiatric Annals, 6(4), 61-66.
Meador, B.S. (2000). Inanna, lady of largest heart – poems of the Sumerian high priestess Enheduanna, Univ. of Texas Press.
Montero, R. (2008). Histórias de mulheres. Rio de Janeiro: Agir.
Moore, H. (2018, Feb. 7). Why even females CEOs pitch bad ideas like Lady Doritos. In The Washington Post.
Motta e Silva, M. (2018). Teresa of Ávila’s Rhetoric, Femininity and Self-image, ensaio apresentado no Wellesley College, não publicado.
Mou, Z. & Hernández, J. (2018, Jan. 23). “Me Too”, Chinese women say. Not so fast, say the censors. The New York Times.
Ogden, T.H. (2014). Fear of breakdown and the unlived life. The International Journal of Psychoanalysis, 95, 205-223.
Ogden, T.H. (2016). A conversation with Thomas Ogden. In Reclaiming Unlived Life. London: Routledge.
Ovídio (1983). As metamorfoses. Rio de Janeiro: Tecnoprint. (Trabalho original publicado em 8 d.C.)
Perdigão, H.G. (1992). Mito e Malleus Maleficarum: a misoginia a serviço da religião. Revista Brasileira de Psicanálise, 26 (4), 539-552.
Price, G. (2017). What’s true in the Trump ‘Golden Shower’ Dossier? Salacious Report Dogged President Throughout. Newsweek Magazine, Dec. 21, 2017
Robbins, R.H. (2015). The encyclopedia of witchcraft & demonology. London: Girard & Stewart.
Roussillon, R. (2008). L’entreje(u) primitif et l‘homosexualité primaire “en double”. In Le jeu et l’entreje(u). Paris: Puf.
Roussillon, R. (2013). Winnicott’s deconstruction of primary narcissism. In Donald Winnicott Today. London: Routledge. (Original work published in 2010)
Schell, O. (2018). China’s Cover-up: when communists rewrite history. Foreign Affairs, 97(1).
Seton-Williams, M. V. (1988). The creation according to Heliopolis. In Egyptian legends and stories. London: Stacey International.
Sprenger, J. & Kramer, H (2018). Malleus Maleficarum: the witch hammer. Germany: Jazzybee Verlag. (Original work published in 1489)
Verissimo, E. (1995). O tempo e o vento. O continente I. 31ª ed. São Paulo: Globo. (Publicação original em 1949)
Vincent, J-D. (2003). L’Homme Interprète Passioné du Monde. In Qu’est-ce que l’Humain? Paris: Le Pommier.
White, E. D. (2016). Wicca: history, belief and community in modern pagan witchcraft. Eastbourne, UK: Sussex Academic Press.
Winnicott, D. W. (1994). O medo do colapso (Breakdown). In C. Winnicott, R. Shepherd, & M. Davis (Orgs.), Explorações psicanalíticas (pp. 70-76). Porto Alegre: Artes Médicas. (Trabalho original publicado em 1963)
World Health Organization. (2020, Feb. 3). Female Genital Mutilation: fact sheet. Retrieved from https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/female-genital-mutilation.
Yang, L. & Deming, A. (2005). Chinese Mythology. London: Oxford University Press.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SPPA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.
I attribute the copyrights that belong to me, on this work, to SPPA, which may use and publish it by the means it deems appropriate, including on the Internet or in any other computer processing.
Atribuyo los derechos de autor que me pertenecen, sobre este trabajo, a SPPA, que podrá utilizarlo y publicarlo por los medios que considere oportunos, incluso en Internet o en cualquier otro tratamiento informático.