Impactos que geram impasse frente à vulnerabilidade psicossocial
DOI:
https://doi.org/10.5281/sppa%20revista.v24i2.283Palabras clave:
desamparo, violência, impasseResumen
O artigo utiliza o mito de Sísifo para ilustrar o trabalho que um grupo de psicanalistas da SPPA realiza desde 2006 em parceria com a SMED (Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Porto Alegre) e, a partir de 2013, com o Projeto Pescar/POA. Apresenta uma contextualização e relato de ambas as experiências através de vinhetas. Salienta que este trabalho, fora dos consultórios, desperta muitas inquietações e sentimentos de impotência. Obriga-nos a sair da posição do saber até a de sentir o desamparo frente à extrema violência. A banalização da violência tenderia a prejudicar nossa escuta? Primo Levi (1988) e Boris Cyrulnik (2009), que sobreviveram aos campos de concentração, nos ensinam a importância da palavra para dar um sentido possível ao sem sentido; destacam a possibilidade de mudar o sentimento íntimo de uma pessoa a partir do relato de suas experiências. Nos grupos de adolescentes, nos encontros com as famílias do Projeto Pescar e nas rodas de conversa com educadores e assessores da SMED, tentamos criar um espaço transicional que favoreça a criação de metáforas possíveis que ampliem a capacidade dos sujeitos de dar conta de seus impasses (Botbol, 2013).Descargas
Citas
Azevedo, A. L. (Dir.) (2010). Antes que o mundo acabe. [Filme]. Porto Alegre: Casa de Cinema de Porto Alegre.
Bion, W. (1965). As transformações: a mudança do aprender para o crescer. Rio de Janeiro: Imago 1991.
Botbol, M. (2013). Psicopatologia da violência de adolescentes difíceis: no âmago de situações iniciadas precocemente. Revista da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre, 15(1): 23-37.
Camus, A. (2010). O mito de Sísifo. Rio de Janeiro: BestBolso, 2010.
Cyrulnik, B. (2009) Autobiografia de um espantalho. Histórias de resiliência: o retorno à vida. São Paulo: Martins Fontes.
Dolto, F. (2015). A imagem inconsciente do corpo [tradução Noemi Moritz e Marise Levy]. São Paulo: Perspectiva, 2015.
Franco Filho, O. M. (1994). Mudança psíquica do analista: da neutralidade à transformação. Revista Brasileira de Psicanálise, 28 (2), 309-327.
Google Imagens (2016). O mito do Sísifo. [Blog Ricardo André]. Recuperado de http://www.ricardoandre.com.br/2016/07/14/o-mito-de-sisifo/
Levi, P. (1988). É isto um homem? Rio de Janeiro: Rocco.
Maciel, L. C. (1959). Samuel Becket e a solidão humana. Cadernos do Rio Grande, 9. Porto Alegre: Instituto Estadual do Livro.
Saramago, J. (1995). Ensaio sobre a cegueira. São Paulo: Companhia das Letras.
Winnicott, D.W. (1975). O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SPPA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.
I attribute the copyrights that belong to me, on this work, to SPPA, which may use and publish it by the means it deems appropriate, including on the Internet or in any other computer processing.
Atribuyo los derechos de autor que me pertenecen, sobre este trabajo, a SPPA, que podrá utilizarlo y publicarlo por los medios que considere oportunos, incluso en Internet o en cualquier otro tratamiento informático.