Os Três ensaios e a teoria da sedução

Autores

  • Jean Laplanche Associação Francesa de Psicanálise (APF)

Palavras-chave:

Três ensaios, Sexualidade, Teoria da sedução generalizada, Pulsão, Relação de objeto

Resumo

O autor revisita os Três ensaios sobre a teoria da sexualidade, afirmandoos como um acontecimento na teoria da sedução. Ao detalhar as diferentes versões deste texto escrito por Freud, acentua a incessante afirmação da sexualidade infantil com suas especificidades: pulsões parciais, zonas erógenas, apoio, perversidade polimorfa. Apresenta duas linhas de pensamento que ligam os Três ensaios à teoria da sedução: a existência de dados nesse escrito que poderiam ter permitido a reconsideração da teoria da sedução e a possibilidade de pensar sobre o papel da sedução nesse texto. O autor propõe algumas linhas de discussão: (a) a linha biológica, (b) a linha relacionada com o objeto e (c) as questões do remanejamento da puberdade contidas no terceiro ensaio.
Descreve a sua teoria de que a noção de sexualidade generalizada, bem como a de uma perversão polimorfa infantil permanece presente, de forma latente e inconsciente no adulto. Isso responde a uma das objeções mais importantes que Freud se coloca para falsificar a teoria da sedução. Afirma que todo adulto vê despertar em si a sua sexualidade perversa e que esse aspecto é passado nas mensagens mais precoces que são enviadas à criança (AU)

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Laplanche, Associação Francesa de Psicanálise (APF)

Membro da Associaçao Francesa de Psicanálise

Referências

FREUD, S. (1897-1902). La naissance de la Psychanalyse : lettres à Wilhelm Fliess , notes et plans. Paris: Presses Universitaires de France, 1956.

______. (1904-1905a). Die sexuallen abirrungen. In: Gesammelte werke. v. 5. Frankfurt: S. Fischer Verlag, 1972, p. 33-71.

______. (1904-1905b). Die infantile sexuallität. In: Gesammelte werke. v. 5. Frankfurt: S. Fischer Verlag, 1972, p. 73-107.

______. (1904-1905c). Die umgestaltungen der pubertät. In: Gesammelte werke. v. 5. Frankfurt: S. Fischer Verlag, 1972, p. 108-132.

______. (1905). Trois essais sur la théorie sexualle. Paris: Gallimard, 1987.

______. (1908). La morale sexualle civilisée et la maladie nerveuse des temps moderns. In : ______. La vie sexuelle. Paris: PUF, 1969, p. 34.

Como Citar

Laplanche, J. (2005). Os Três ensaios e a teoria da sedução. Revista De Psicanálise Da SPPA, 12(2), 297–311. Recuperado de https://revista.sppa.org.br/RPdaSPPA/article/view/903

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.