Adolescência – Fôlego
Keywords:
Adolescência, Redes de identificações, Turbulências na fase e na análise, Romance FôlegoAbstract
O autor utiliza falas e reflexões de Piketet – um protagonista adolescente do romance Fôlego – como se fossem as de um adolescente em análise. Aborda o vértice da reorganização das identificações durante a adolescência ilustrando-as na metáfora do surfar no mar, no confronto, perigo, domínio das ondas. Elaborações, lutos, conquistas e dificuldades naturais desta fase do desenvolvimento acontecem também dentro da análise atingindo objetos reais primários e secundários. Geram-se assim, dentro do campo analítico, tensões intensas e específicas adolescente/ pais, adolescente/analista, analista/pais tanto a nível do mundo interno quanto também das relações reais externas (AU)
Downloads
References
BARANGER, W. (1971). Posición y objeto en la obra de Melanie Klein. Buenos Aires: Kargieman.
BION, W. R. (1962). Uma teoria sobre o processo do pensar. In: Estudos psicanalíticos revisados. Rio de Janeiro: Imago, 1994.
. (1967). Estudos psicanalíticos revisados. Rio de Janeiro: Imago, 1994.
BOLOGNINI, S. (2004). O bar no deserto. Simetria e assimetria no tratamento de adolescentes difíceis. Revista Brasileira de Psicanálise, v. 38, n. 2, p. 259-269.
CASSORLA, R. E. S. (1997). No emaranhado de identificações projetivas cruzadas com adolescentes e seus pais. Revista Brasileira de Psicanálise, v. 31, n. 3, p. 639-676.
FERRO, A. (1995). A técnica na psicanálise infantil: a criança e o analista: da relação ao campo emocional. Rio de Janeiro: Imago.
FREUD, S. (1905). Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. Edição Standard Brasileira das
Obras Completas de Sigmund Freud. v. 7. Rio de Janeiro: Imago, 1989.
. (1930). O mal-estar na civilização. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de
Sigmund Freud. v. 21. Rio de Janeiro: Imago, 1989.
GRINBERG, L. (1976). Teoría de la identificación. Buenos Aires: Paidós.
KANCYPER, L. (1997). La confrontación generacional: estudio psicoanalítico. Buenos Aires: Paidós.
. (2007). Adolescencia: el fin de la ingenuidad. Buenos Aires: Lúmen.
MELTZER, D. (1988). A apreensão do belo: o papel do conflito estético no desenvolvimento na violência e na arte. Rio de Janeiro: Imago, 1994.
MELTZER, D.; HARRIS, M. (1998). Adolescentes. Buenos Aires: Spatia, 1998.
UNGAR, V. (2006). La tarea clínica con adolescentes, hoy. In: ROTHER HORNSTEIN, Maria Cristina. Adolescencias: trayectorias turbulentas. Buenos Aires: Paidós.
WINNICOTT, D. W. (1971). O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
WINTON, T. (2008). Fôlego. São Paulo: Argumento.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SPPA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.
I attribute the copyrights that belong to me, on this work, to SPPA, which may use and publish it by the means it deems appropriate, including on the Internet or in any other computer processing.
Atribuyo los derechos de autor que me pertenecen, sobre este trabajo, a SPPA, que podrá utilizarlo y publicarlo por los medios que considere oportunos, incluso en Internet o en cualquier otro tratamiento informático.