Tatuagem e simbolização: corpo reflexivo
Keywords:
tatuagem, simbolização, corpo reflexivo, psicanálise aplicada e implicadaAbstract
Consideram-se as possibilidades de interpretação da tatuagem como fenômeno cultural na clínica psicanalítica, bem como a aproximação entre corpo e obra de arte, tendo em vista o conjunto das características que os definem. O conceito de corpo reflexivo fundamenta essas considerações, permitindo ver relações entre tatuagem e simbolização, entre as experiências psicanalítica e estética, as diferenças entre as perspectivas aplicada e implicada na psicanálise.
Palavras-chave: tatuagem, simbolização, corpo reflexivo, psicanálise aplicada e implicada.
Abstract
Tattoo and symbolization: reflexive body
The author considers the possibility of interpreting the tattoo as a cultural phenomenon in the psychoanalytical clinic, as well as the approach between body and work of art, considering the set of characteristics that define them. The concept of reflexive body bases these considerations, allowing perceiving the relationships between tattooing and symbolization, between the psychoanalytic and aesthetic experiences, the differences between the applied and implied perspectives in psychoanalysis.
Keywords: tattoo, symbolization, reflexive body, applied and implied psychoanalysis.
Resumen
Tatuaje y la simbolización: el cuerpo reflexivo
En este artículo se consideran las posibilidades de interpretación del tatuaje como un fenómeno cultural en la clínica psicoanalítica, así como el acercamiento entre el cuerpo y la obra de arte, a la luz de las características que los definen. El concepto de cuerpo reflexivo subyace a estas consideraciones, lo que le permite ver las relaciones entre el tatuaje y la simbolización, entre la experiencia psicoanalítica y estética, las diferencias entre las perspectivas aplicada y implicada en el psicoanálisis.
Palabras clave: tatuaje, simbolización, cuerpo reflexivo, el psicoanálisis aplicada y implicada.
Downloads
References
Abram, J. (2000). A linguagem de Winnicott (M. D. G. da Silva, Trad.). Rio de Janeiro: Revinter.
Aisenstein, M. (2006). The indissociable unity of psyche and soma. The International Journal of
Psychoanalysis, 87: 667-680.
Araujo, L. (2005). Tatuagem, piercing e outras mensagens do corpo. São Paulo: Cosac Naify.
Bollas, C. (2007). The freudian moment. London: Karnac Books.
Clastres, P. (1974). A sociedade contra o Estado (T. Santiago, Trad.). São Paulo: Cosac Naify,
Título Original: Lê Societé contre I’Etat.
Da Silva, G. F. (2012). Um estudo sobre as funções da tatuagem e da identificação à luz da
psicanálise Freudiana. Tese de doutorado, Instituto de Psicologia, Universidade de São
Paulo, São Paulo.
Frayze-Pereira, J. A. (2010). Arte, dor: inquietudes entre estética e psicanálise (2a ed.). Cotia:
Ateliê. (Trabalho original publicado em 2005)
Frayze-Pereira, J. A. (2015). Formas abjetas na clínica e na arte contemporânea: a questão da sua
recepção. Revista Brasileira de Psicanálise, 49(2): 22-36.
Frayze-Pereira, J. A. (2016a). Corpo como obra de arte: tatuagem, clínica e crítica. Revista
Brasileira de Psicanálise, 50 (2): 78-93.
Frayze-Pereira, J. A. (2016b). Os sonhos de Henri Matisse: ato pictórico, experiência estética.
Bergasse 19, 6(2): 81-89.
Gombrich, E. (1979). A história da arte. Rio de Janeiro: Zahar.
Haar, M. (1994). L’oeuvre d’art. Paris: Hatier.
Khan, M. (1993). Prefácio. In D. W. Winnicott, Da pediatria à psicanálise (pp. 7-61). Rio de
Janeiro: Francisco Alves.
Lemma, A. (2010). Under the skin: a psychoanalytic study of body modification. London; New
York: Routledge.
Levi-Strauss, C. (1955/1957). Tristes trópicos (W. Martins, Trad.). São Paulo: Anhembi.
Merleau-Ponty, M. (1942). La structure du comportement. Paris: PUF.
Merleau-Ponty, M. (1945). Phénoménologie de la perception. Paris: Gallimard.
Merleau-Ponty, M. (1964). L’oeil et l’esprit. Paris: Gallimard.
Mujica, B. et al. (2007). El Brujo: Huaca Cao, centro ceremonial Moche en el Valle de Chicama.
Lima: Fund. Wiese.
Oliveira, R. de, & Frayze-Pereira, J. A. (2014). Tatuagem: ritual, arte, moda. In C. Aranha (Org.),
Desenhos da pesquisa: conhecimento / produção (pp. 303-317). São Paulo: MAC-USP.
Ons, S. (2012, 8 de julho). El tatuaje, un ancla en un mar de sentimientos líquidos. Recuperado
em 14 maio 2016, de http://www.clarin.com/zona/tatuaje-ancla-mar-sentimientosliquidos_0_733126730.html
Pareyson, L. (1966). I problemi dell’estetica. Milano: Marzorati.
Pontalis, J-B. (1977). Entre le rêve et la douleur. Paris: Gallimard.
Ricoeur, P. (1977). Da interpretação: ensaio sobre Freud (H. Japiassu, Trad.). Rio de Janeiro:
Imago.
Thévoz, M. (1984). Le corps peint. Geneve: Skira.
Ulnik, J. (2011). La psicoanálisis y la piel. Buenos Aires: Paidós.
Ulnik, J. (2016) Tatuagem, linguagem artística e doença psicossomática. Ide, 38(61): 121-136.
Winnicott, D. W. (1975). O brincar e a realidade (J. O. de A. Abreu & V. Nobre, Trads.). Rio de
Janeiro: Imago.
Winnicott, D. W. (1993). Da pediatria à psicanálise (J. Russo, Trad.). Rio de Janeiro: Francisco
Alves.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SPPA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.
I attribute the copyrights that belong to me, on this work, to SPPA, which may use and publish it by the means it deems appropriate, including on the Internet or in any other computer processing.
Atribuyo los derechos de autor que me pertenecen, sobre este trabajo, a SPPA, que podrá utilizarlo y publicarlo por los medios que considere oportunos, incluso en Internet o en cualquier otro tratamiento informático.