Sísifo em nós. Considerações a respeito de parcerias da SPPA com a comunidade

Authors

  • Tania Mara Galli Fonseca Instituto de Psicologia da UFRGS

Keywords:

contemporâneo, clínica do social, conversar, lembrar e esquecer

Abstract

O texto coloca em discussão aspectos e questões relativas aos relatos da experiência de encontros de psicanalistas com educadores da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (SMED) e com jovens considerados vulneráveis socialmente. A perspectiva que o conduz advém das áreas das ciências humanas e sociais, como a filosofia, a história e a sociologia, buscando entrelaçamentos críticos com o referencial da prática psicanalítica operada junto ao setting grupal e social. Tendo sido objeto de uma apresentação oral, não comporta a citação de referências bibliográficas, tendo-se procurado, nesta versão adaptada, manter fidelidade à sua primeira apresentação no XVIII Simpósio de Psicanálise da Infância e Adolescência: impasses contemporâneos na psicanálise, promovido e realizado na Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre, em junho de 2016.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Tania Mara Galli Fonseca, Instituto de Psicologia da UFRGS

Psicóloga, professora titular do Instituto de Psicologia/UFRGS, docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional

References

Lewkowicz, A. B. et al. (2017). Impactos que geram impasse frente à vulnerabilidade psicossocial. Revista de Psicanálise da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre, 24 (2): 327-339.

Published

2017-05-08

How to Cite

Fonseca, T. M. G. (2017). Sísifo em nós. Considerações a respeito de parcerias da SPPA com a comunidade. SPPA Journal of Psychoanalysis, 24(2), 341. Retrieved from https://revista.sppa.org.br/RPdaSPPA/article/view/249

Issue

Section

Simpósio