Seis autores em busca da personagem Louise Bourgeois: uma introdução
DOI:
https://doi.org/10.5281/sppa%20revista.v22i3.2Keywords:
arte, psicanálise, Louise BourgeoisAbstract
Como outros artistas contemporâneos, Louise apresenta à crítica uma arte crítica, pois subverte o instituído e interpela o público com uma linguagem que propõe algo estranho, desconhecido, nem sempre fácil, nem agradável, a ser pensado. Tal trabalho interrogativo, na verdade, implica romper o familiar,desmontar o conhecido, aquilo que impede o fluxo da existência, tudo que é preconcebido e dificulta o advento da possibilidade de esta vir a ser pensada e transformada subjetiva e objetivamente. Ou seja, a obra dessa artista permite fazer relações com a psicanálise, especialmente porque Louise foi uma leitora voraz de Freud e de Lacan e, sobretudo, de Melanie Klein, referência psicanalítica importante de seu trabalho. Porém, não é sobre a obra como objeto separado davida da artista que os textos a seguir propõem interpretações. Ao contrário,considerando a própria artista como uma obra multifacetada, como uma personagem de ficção, cada um dos seis autores buscou registrar um de seus perfis na forma de seis escritos cujo conjunto também se oferece aos seus leitor escomo um poliedro de possibilidades expressivas a instigar, no campo da recepção estética, mais interpretações. E essa é a potência de uma psicanálise e de uma arte críticas.Downloads
References
Bourgeois, L. (2000). Destruição do pai/reconstrução do pai: Escritos e entrevistas 1923-1997. São Paulo: Cosac & Naif.
Bourgeois, L. (2007-2008). Louise Bourgeois. Exposição de obras. Londres: Tate Modern, 10 de outubro de 2007-20 de janeiro de 2008.
Fiz, D. A. (2005). Una Biennale al femminile. Bourgeois, un’infanzia lunga 90 anni. ClassArte. Milano: Classeditori.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SPPA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.
I attribute the copyrights that belong to me, on this work, to SPPA, which may use and publish it by the means it deems appropriate, including on the Internet or in any other computer processing.
Atribuyo los derechos de autor que me pertenecen, sobre este trabajo, a SPPA, que podrá utilizarlo y publicarlo por los medios que considere oportunos, incluso en Internet o en cualquier otro tratamiento informático.