Transformações em alucinose
o destino de uma primavera imortal
Palavras-chave:
Transformações, Bion, Alucinose, Velhice, MorteResumo
O artigo apresenta a experiência analítica com uma paciente, inicialmente percebida em um contexto de neurose. Todavia, a partir da observação psicanaliticamente treinada sobre as expressões verbais e não verbais da analisanda, sobre os efeitos no campo de algumas interven(a)ções da analista e sobre as sucessivas transformações desencadeadas em ambas as integrantes, tanto no decorrer do trabalho analítico quanto a posteriori, foi possível alcançar a compreensão de que o trabalho analítico deu-se no movimento oscilatório característico do modelo espectral entre partes psicóticas e não-psicóticas da personalidade, expressos por meio de transformações em alucinose.
Downloads
Referências
Bion, W. R. (1973). Atenção e interpretação. Rio de Janeiro: Imago.
Bion, W. R. (2004). Transformações: do aprendizado ao crescimento. Rio de Janeiro: Imago.
Bion, W. R. (2006). Atenção e interpretação. Rio de Janeiro: Imago.
Civitarese, G. (2020). Alucinose, hipérbole e a diferenciação neurose/psicose no pensamento de Bion e na teoria do campo analítico. Revista de Psicanálise da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre, 27(1), 103–127.
Eco, U. (1994). Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Companhia das Letras.
Nietzsche, F. (2016). A gaia ciência. São Paulo: Martin Claret.
Rezze, C. (2021). Psicanálise: de Bion ao prazer autêntico. São Paulo: Blucher.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SPPA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.
I attribute the copyrights that belong to me, on this work, to SPPA, which may use and publish it by the means it deems appropriate, including on the Internet or in any other computer processing.
Atribuyo los derechos de autor que me pertenecen, sobre este trabajo, a SPPA, que podrá utilizarlo y publicarlo por los medios que considere oportunos, incluso en Internet o en cualquier otro tratamiento informático.