Resenha: O Trabalho do Negativo de André Green
Palavras-chave:
Resenha, Trabalho do Negativo, André Green, PsicanáliseResumo
No livro O Trabalho do Negativo, André Green apresenta uma ampla investigação do negativo, indo além do seu sentido psicanalítico. Inicia seu estudo pela abordagem filosófica, sobretudo pelo pensamento de Hegel e a influência na obra de Lacan em seu período hegeliano. Green faz uma complexa reflexão comparando a abordagem filosófica e a psicanalítica do negativo, observando que a maior dificuldade entre as duas é que a perspectiva filosófica identifica o negativo no movimento da consciência, enquanto que a perspectiva psicanalítica remete o negativo à consciência sob uma forma negativa, isto é, a um in-consciente. Assim, numa tentativa de comparar os pensamentos de Hegel e Freud, a oposição de suas concepções logo fica evidente. No capítulo final, Em um Caminho Escarpado, ele volta ao tema e conclui: “Talvez o futuro saberá expressar melhor de que maneira esses dois campos podem se reconhecer mutuamente em sua fronteira comum: a da temporalidade humana” (p. 280).
Downloads
Referências
Sem referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SPPA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.
I attribute the copyrights that belong to me, on this work, to SPPA, which may use and publish it by the means it deems appropriate, including on the Internet or in any other computer processing.
Atribuyo los derechos de autor que me pertenecen, sobre este trabajo, a SPPA, que podrá utilizarlo y publicarlo por los medios que considere oportunos, incluso en Internet o en cualquier otro tratamiento informático.