A psicanálise e a ciência:

considerações a partir da obra de Wilfred R. Bion

Autores

  • Claudio Castelo Filho Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

Palavras-chave:

Ciência, Sensorial/não sensorial, Abstração, Elementos de psicanálise, Linguagem de êxito

Resumo

O autor destaca o caráter científico da psicanálise valendo-se da obra de Bion, a qual evidenciou a falta de uma formulação abstrata para o sistema dedutivo científico dessa ciência. Referido sistema ainda estaria demasiadamente associado às formas narrativas do mito e das tragédias de Édipo, o que prejudicaria o reconhecimento dos aspectos invariantes que não estão atrelados aos personagens dos mesmos (os quais seriam melhor percebidos como modelos para aquilo que Freud apreendeu). Bion procurou, por meio de sua Grade e da postulação de elementos de psicanálise, ressaltar as invariantes da situação edípica de forma abstrata que possibilitariam não somente o registro de estados emocionais e psíquicos não sensorialmente apreensíveis, mas também a antecipação de objetos psicanalíticos ainda não descobertos. A existência dessas preconcepções abstratas é fundamental para o desenvolvimento de nossa ciência. A percepção da psicanálise como atividade científica não exclui que ela possa ser vista de maneira estética, como o autor fez em seu livro A memoir of the future (Bion, 1991). Todo grande cientista também precisa ser um visionário e, para muitos, aquilo que captam e formulam matematicamente é uma experiência estética.

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Biografia do Autor

Claudio Castelo Filho, Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

Analista Didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Doutor em Psicologia Social e Livre Docente em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo. Atual editor da Revista Brasileira de Psicanálise. Autor dos livros O Processo Criativo: Transformação e Ruptura, A Psicanálise do Vir a Ser, Os (des)caminhos de Édipo (em vias de publicação), coautor e organizador do livro Sobre o Feminino. Todos pela Editora Blucher. É também artista plástico, pintor e desenhista, com exposições e publicações no Brasil, Alemanha e Inglaterra – Instagram @claudiocastelofilhopinturas.

Referências

Bion, W.R. (1977a). Elements of psychoanalysis. In W.R. Bion. Seven servants. New York: Jason Aronson. (Trabalho original publicado em 1963).

Bion, W.R. (1977b). Learning from experience. In W.R. Bion. Seven servants. New York: Jason Aronson. (Trabalho original publicado em 1962).

Bion, W.R. (1977c). Transformations. In W.R. Bion. Seven servants. New York: Jason Aronson. (Trabalho original publicado em 1965).

Bion, W.R. (1977d). Attention and interpretation. In W.R. Bion. Seven servants. New York: Jason Aronson. (Trabalho original publicado em 1970).

Bion, W.R. (1977e). The grid and caesura. Rio de Janeiro: Imago.

Bion, W.R. (1991). A memoir of the future. Londres: Karnac.

Bion, W.R. (1992). Cogitations. Londres: Karnac.

Bion, W.R. (1993). Second thoughts. Londres: Karnac. (Trabalho original publicado em 1967).

Publicado

12-12-2023

Como Citar

Castelo Filho, C. (2023). A psicanálise e a ciência: : considerações a partir da obra de Wilfred R. Bion. Revista De Psicanálise Da SPPA, 30(3). Recuperado de https://revista.sppa.org.br/RPdaSPPA/article/view/1187