Análise virtual e o trauma compartilhado
Palabras clave:
Análisis virtual, Trauma compartido, PandemiaResumen
O isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19 provocou uma migração em massa dos atendimentos psicanalíticos para a modalidade virtual. Essa virada, que caracteriza uma oportunidade ímpar de pesquisa ampla sobre os alcances e limites deste formato, deve ser estudada com o cuidado de separar as consequências que são próprias ao atendimento remoto daquelas que são fruto da experiência de psicanalisar nesse momento em que vivemos, tanto analistas quanto analisandos, uma mudança brusca no modo de viver, uma experiência traumática compartilhada.
Descargas
Citas
Bilenky, M.K. (2020). O vírus e sua face bidimensional. Ide, 42(69), 69-75.
Puget, J. & Wender, L. (1982). Analista y paciente en mundos superpuestos. Psicoanálisis, 4(3), 502-532.
Sanchez, L.F. (2021). Experiências de analistas didatas com o atendimento psicanalítico on-line em tempos de pandemia. Revista de Psicanálise da SPPA, 28(2), 449-471.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista de Psicsanálisis de la SPPA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SPPA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.
I attribute the copyrights that belong to me, on this work, to SPPA, which may use and publish it by the means it deems appropriate, including on the Internet or in any other computer processing.
Atribuyo los derechos de autor que me pertenecen, sobre este trabajo, a SPPA, que podrá utilizarlo y publicarlo por los medios que considere oportunos, incluso en Internet o en cualquier otro tratamiento informático.