Sugestão e sedução na psicoterapia do adolescente: um problema ético

Autores/as

  • Adela Abella Sociedade Psicanalítica Suíça (SPS)

DOI:

https://doi.org/10.5281/sppa%20revista.v27i3.767

Palabras clave:

Ética, Adolescência, Identidade, Narcisismo, Sugestão, Sedução, Apropriação subjetiva

Resumen

A autora apresenta o problema ético da influência e sua consequência extrema: a doutrinação nos tratamentos analíticos e, em particular, nos casos dos adolescentes. A ideia inicial é considerar a aquisição de uma identidade pessoal como tarefa central da adolescência. Nesse sentido, pode-se dizer que o problema fundamental desse período da vida é a problemática narcisista, entendendo por narcisismo a relação com a imagem de si mesmo e a questão da regulação da autoestima. O adolescente oscila entre o desejo intenso de autonomia e a nostalgia da dependência dos pais protetores da infância. Nesse contexto, os riscos de sugestão e de sedução na psicoterapia de adolescentes são particularmente agudos, sendo, ao mesmo tempo, temidos como obstáculo à independência e desejados como fusão tranquilizadora. O terapeuta deve levar em consideração esses riscos, tanto em seu paciente como em si mesmo, a fim de estimular uma apropriação subjetiva por parte do adolescente que seja a mais autêntica possível. Esses diferentes aspectos serão ilustrados por meio de um caso clínico (AU)

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adela Abella, Sociedade Psicanalítica Suíça (SPS)

Psiquiatra, psicoterapeuta infantil, adolescente e adulto. Membro da Sociedade Psicanalítica Suíça (SPS). Ex-presidente do Centro de Psicanálise da Suisse Romande. Membro do conselho do International Journal of Psychoanalysis e do Comitê de Cultura do IPEA.

Citas

Abella, A. (2012). La séduction dans la cure des adolescents: Œdipe et/ou Narcisse? Review Française de Psychanalyse, 76(5),1479-1484.

Abella, A. (2014). La psychothérapie psychanalytique individuelle: est-elle possible à l’adolescence?In J’agis donc je suis – variations contemporaines dans les soins psychiques à l’adolescence, Barbe R., Fredenrich A. et Wenger W. eds, à paraître chez Médecine & Hygiène, Genève.

Abella, A., & Dejussel, G. (2017). Conviction, suggestion, séduction. Paris: Puf.

Freud, S. (2006). O estranho. In Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. (J. Salomão, trad., vol. 17. pp. 237-270). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1919).

Golse, B. (2002). Psychothérapie du bébé et de l’adolescent: convergentes. La Psychiatrie de l’enfant,45(2), 393-410.

Jeammet, Ph. (2002). Spécificités de la psychothérapie analytique à l’adolescence. Psychothérapies,22(2), 77-87.

Laufer, M. (1965). Assessment of adolescent disturbances. The application of anna freud’s diagnostic profile. Psychoanalytic Study of the Child, 20, 99-123.

Publicado

2021-02-22

Cómo citar

Abella, A. (2021). Sugestão e sedução na psicoterapia do adolescente: um problema ético. Revista De Psicoanálisis De La SPPA, 27(3). https://doi.org/10.5281/sppa revista.v27i3.767