O método de observação de bebês de Esther Bick e seu potencial diagnóstico através da comparação de dois casos observados
DOI:
https://doi.org/10.5281/sppa%20revista.v19i3.6Palabras clave:
Método Esther Bick, Prevenção, Transtornos do desenvolvimento emocional.Resumen
As autoras destacam o potencial do método de observação de bebês Esther Bick para a avaliação psicanalítica do desenvolvimento emocional na primeira infância, bem como a possibilidade de sua aplicação como fator preventivo de distúrbios emocionais. Consideram que o método pode
servir como instrumento para o diagnóstico precoce de Transtornos Globais do Desenvolvimento. Através da comparação de dois casos de observação foram levantadas hipóteses metapsicológicas que apontavam para o
nascimento e desenvolvimento da mente num dos casos e para possíveis perturbações desse desenvolvimento em outro. As autoras discutem a validade de uma intervenção quando, nos seminários, constata-se a presença de invariâncias patológicas no desenvolvimento do bebê na família. Propõem a interrupção da observação de bebês para sugerir, quando possível, uma intervenção psicanalítica oportuna ou, então, ao
término da observação, o oferecimento de uma entrevista aos pais com o objetivo de despertar sua atenção para as características do desenvolvimento emocional do bebê e de propor estratégias terapêuticas, quando necessário e possível.
Descritores: Método Esther Bick. Prevenção. Transtornos do
desenvolvimento emocional.
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