Comentário ao trabalho do Dr. Romualdo Romanowski “Um estudo sobre fenômenos repetitivos e a compulsão à repetição”
Palabras clave:
Comentário, Romualdo Romanowski, Psicanálise, Repetição, CompulsãoResumen
Trata-se de um trabalho importante, escrito em 1981, que se situa dentro de um posicionamento central e maior de Romanowski: o de levar em consideração “a multiplicidade dos fenômenos da vida”. Desenvolve-se ao longo de uma revisão extensa e criteriosa sobre os fenômenos repetitivos na obra de Freud e em muitos outros autores ali citados e torna-se mais rico pelas reflexões e também pelo trabalho de pensar que sua leitura desperta. Romanowski estuda a repetição compulsiva em seus diferentes níveis, desde o das possibilidades que abre, até o das limitações que impõe. Estas variações gradativas estendem-se num espectro que vai da presença da repetição no trabalho de elaborar – como um recurso em direção ao desenvolvimento – até um nível de imposição ou “jugo” a que o sujeito psíquico pode ficar submetido e, portanto, nele limitado ou aprisionado.
Descargas
Citas
Sem referências
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SPPA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.
I attribute the copyrights that belong to me, on this work, to SPPA, which may use and publish it by the means it deems appropriate, including on the Internet or in any other computer processing.
Atribuyo los derechos de autor que me pertenecen, sobre este trabajo, a SPPA, que podrá utilizarlo y publicarlo por los medios que considere oportunos, incluso en Internet o en cualquier otro tratamiento informático.