Histórias contadas, histórias construídas
DOI:
https://doi.org/10.5281/sppa%20revista.v19i3.13Palabras clave:
adolescência, história, narração, construção.Resumen
Neste artigo, fruto da conferência proferida pelo autor na SPPA e que por isso guarda as marcas do estilo oral de exposição, são desenvolvidas as consequências do sintagma que serviu de título para o simpósio para o qual foi convidado em maio de 2012: Histórias contadas, histórias construídas. Aborda-se a experiência analítica em termos de experiência contada. Ao mesmo tempo esclarece-se aquilo que, inevitavelmente, todo relato encerra de construção. Através de duas vinhetas clínicas de adolescentes em análise e algumas referências literárias e cinematográficas, o autor analisa como o sujeito surge enquanto personagem do Outro e, a partir dali, do modo como é contado pelo Outro pode separar-se e construir (ou não) um relato próprio sobre si mesmo. Nesse sentido, trabalha-se o lugar da escuta analítica tanto como determinante da história contada em análise quanto da possibilidade de que seja construído um novo relato subjetivo, menos alienante.
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