Destruição da cultura, destruição de significados e representações

Authors

  • Leopoldo Nosek Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP).

Keywords:

cultura, transformações sociais, psicanálise, barreira de contato, sonhos, significado, representação

Abstract

As transformações sociais que vêm ocorrendo na história recente da humanidade, com a globalização, acumulação de riquezas, as populações
letradas aumentando, assim como a liberdade individual, paradoxalmente, trazem consigo também o aumento da insegurança, da perda do emprego, o estado deixa de ser um ordenador da economia, nos tornamos anacrônicos mais precocemente. Resulta numa perda de valores morais e culturais. As patologias e os fenômenos que ocorrem dentro dos consultórios, resultantes dessas transformações, trazem quadros clínicos nos quais a pobreza construtiva do sentido e da subjetividade é a tônica, com grande perda da interioridade. A dinâmica das transformações sociais que rompem com as culturas estabelecidas traz a possibilidade de destruição do sentido e das representações psíquicas. A cultura, em seu sentido amplo, através dos rituais e dos mitos, tem a função do sonho que nos humaniza, recheia nossa vida
de significado e sentido. Seguindo a Bion, o autor sustenta que os elementos oníricos constroem o território do inconsciente e do consciente, através da barreira de contato. Assim cria-se a estrutura da intimidade, a forma que separa o feminino do masculino, o vivo do morto, o interno do externo. Os sonhos não somente povoam o espírito como também lhe fornecem sua arquitetura e possibilitam a vida de relação com as pessoas e com o mundo. O autor destaca a necessidade do aconchego humano para que a capacidade de produzir sonhos se realize (AU)

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Leopoldo Nosek, Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP).

Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP).

References

BAUMAN, Z. (2003). Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

CAPOTE, T. (1949). Master Misery. In.: ______. The Grass Harp. New York: Vintage International Edition, 1993.

CONRAD, J. (1902). The Heart of Darkness. New York: Penguin Books, 2000.

______. (1902). O Coração das Trevas. São Paulo: Nova Alexandria, 2001.

DURKHEIM, E. As regras do método sociológico. São Paulo: Abril Cultural, 1978, coleção Os Pensadores.

FREUD, S. (1895). Projeto para uma Psicologia Científica. In.: ______. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1987. v.I, 2a.

ed.

______. (1913[1912-1913]). Tótem y tabú y otras obras. In: Obras Completas. Buenos Aires: Amorrortu, 1988.

______. (1916-1917[1915-1917]). Conferências introdutórias sobre psicanálise. Conferência XVIII – Fixação em traumas – o inconsciente. In.: ______. Edição Standard Brasileira das Obras

Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1987. v.VI, 2a. ed.

______. (1920). Beyond the Pleasure Principle. In.: ______. The Standard Edition of the Complete Psychological Works. London: Hogarth Press, p.7-64, vol 18, 1968.

HOBSBAWN, E. (2002): Tempos Interessantes. São Paulo:Cia. das Letras, 2002.

SHENGOLD, L. (1979). Child abuse and deprivation: Soul murder. Journal of the American Psychoanalytical Association, 27: 533-559.

______. (1989). Soul Murder: The Effects of Childhood Abuse and Deprivation. New Haven: Yale University Press.

STEINBECK, J. (1939). As Vinhas da Ira. São Paulo: Record, 2001.

How to Cite

Nosek, L. (2005). Destruição da cultura, destruição de significados e representações. SPPA Journal of Psychoanalysis, 12(1), 29–42. Retrieved from https://revista.sppa.org.br/RPdaSPPA/article/view/909

Issue

Section

Artigos