Confusão de línguas entre os adultos e a criança. A linguagem da ternura e da paixão
DOI:
https://doi.org/10.5281/sppa%20revista.v13i3.563Keywords:
Identificação com o agressor, Trauma, Trauma infantil, Controvérsia Freud-FerencziAbstract
O texto “Confusões de línguas entre os adultos e a criança – a linguagem da ternura e da paixão” é um clássico da literatura psicanalítica mundial. Trata-se de um dos mais referidos trabalhos de Ferenczi, talvez o mais
conhecido de sua vasta obra. Reúne conceitos e idéias que Ferenczi já vinha desenvolvendo em outros textos seus e que, neste artigo, adquirem a clareza, a profundidade e a consistência que ele buscava há alguns anos. Conceitos como identificação com o agressor, descrito nesse momento, mostrou-se tão útil que é largamente usado até os dias de hoje. O trauma infantil, seu desmentido pelo adulto e a maneira como este fato deforma a personalidade da criança vítima do adulto enlouquecido é apresentado com o inequívoco rigor da observação psicanalítica e com uma dose de emoção comovente. Esta mescla de observação atenta e cuidadosa, com tato e afetividade caracterizam o trabalho de Sándor Ferenczi e fica bem ilustrada neste trabalho. Os pacientes difíceis que Ferenczi analisava e que lembram bastante uma gama importante de pacientes tipo borderline ou portadores das atuais patologias do vazio ou das novas patologias da alma, freqüentemente encontrados nos nossos consultórios neste início de século, conferem atualidade a muitas das idéias propostas por Ferenczi neste texto. Por estas razões a Revista de Psicanálise da SPPA julgou oportuna sua publicação. Três colegas foram convidados para tecerem comentários sobre o mesmo (RT)
Downloads
References
Sem referências
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SPPA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.
I attribute the copyrights that belong to me, on this work, to SPPA, which may use and publish it by the means it deems appropriate, including on the Internet or in any other computer processing.
Atribuyo los derechos de autor que me pertenecen, sobre este trabajo, a SPPA, que podrá utilizarlo y publicarlo por los medios que considere oportunos, incluso en Internet o en cualquier otro tratamiento informático.