A identidade do terrível e da felicidade: sublime, sublimação e uníssono na arte e na psicanálise
Palavras-chave:
Sublime, Arte contemporânea, Kim Ki-duk, Richard Serra, Conflito estético, Wilfred R. Bion, Sublimação, SimbolizaçãoResumo
A estética do sublime e o conceito psicanalítico de sublimação, devidamente revisitado, podem interagir de forma a se iluminarem mutuamente. Obtemos, por um lado, uma profunda compreensão da essência da experiência estética na arte e, por outro, uma visão mais convincente de como se desenvolve o processo de se tornar sujeito. De fato, o primeiro vislumbre de autoconsciência surge em uma dimensão puramente estética, no sentido etimológico do termo, ou seja, em um espaço feito de sensações. Este espaço, chamado de chora semiótica por Julia Kristeva, é, ao mesmo tempo, dinâmico e intersubjetivo. Em outras palavras, embora seja tecido de sensorialidade, não pode prescindir de uma moldura simbólica. Para ilustrar esta área temática, o autor examina dois exemplos do sublime contemporâneo, o filme de Kim Ki-duk, intitulado Pietà, e algumas obras monumentais de Richard Serra
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