As materialidades da comunicação e os desafios midiáticos da psicanálise em quarentena

Autores

Palavras-chave:

Materialidade da comunicação, Psicanálise, Pandemia, Cena analítica, Setting

Resumo

Diante dos desafios com que a prática psicanalítica se depara no contexto da pandemia atual, um dos mais notáveis diz respeito à comunicação. A mediação das sessões por mídias técnicas tornou-se ubíqua. Este artigo propõe um diálogo entre a psicanálise e a teoria das materialidades da comunicação para esboçar um olhar mídia-psicanalítico sobre alguns destes desafios, que ensejam também renovadas discussões teóricas. Após um breve panorama das teses de alguns autores de destaque no campo das materialidades (McLuhan, Flusser, Kittler), procuramos delimitar a rediscussão – à luz da tese de que o sentido da comunicação emerge sempre no seio de um agenciamento material específico – de alguns pontos teóricos fundamentais da teoria psicanalítica, em especial as noções de setting e cena analítica. Estabelecem-se, assim, linhas iniciais para um debate que já se demonstra frutífero entre a psicanálise e as teorias comunicacionais que desnaturalizam a relação entre homem e técnica.

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Biografia do Autor

Cassio de Borba Lucas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM-UFRGS)

Doutorando em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM-UFRGS)

Luciane Falcão, Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

Psicanalista, membro efetivo e analista didata da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA), professora do Instituto de Psicanálise da SPPA.

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Publicado

04-08-2021

Como Citar

Lucas, C. de B., & Falcão, L. (2021). As materialidades da comunicação e os desafios midiáticos da psicanálise em quarentena. Revista De Psicanálise Da SPPA, 28(2), 369–390. Recuperado de https://revista.sppa.org.br/RPdaSPPA/article/view/lucas_falcao

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