Transferência e separações
DOI:
https://doi.org/10.5281/sppa%20revista.v19i1.589Palavras-chave:
Separação, Liquidação da transferência, Ausência, Sexualidade infantil, Fort/daResumo
Cada análise concebe a separação dos dois protagonistas à sua maneira, conforme a transferência e suas modalidades sempre originais. O caso mais interessante é certamente aquele em que a separação está no cerne da questão, quando a impossibilidade psíquica de se separar prevalece sobre a vida sexual, relacional e sintomática do paciente – um dos sintomas sendo, às vezes, a multiplicação das experiências de tipo “psi”, podendo chegar à adição. De acordo com um dito espirituoso cínico, dizia-se: “O que é um estado-limite? Alguém que fez duas análises e três psicoterapias”. O desafio lançado à psicanálise poderia ser formulado nos seguintes termos: em que medida a experiência psíquica do tratamento pode construir, ou eventualmente criar, a capacidade de separar-se quando esta é deficiente ou mesmo quando não se constituiu? A aquisição da separação resulta de uma psicogênese, que pode fracassar totalmente ou em parte. A dinâmica da transferência disporia de meios para remediála? Imagina-se que a resposta não é nem simplesmente afirmativa, nem simplesmente negativa, pois cada analista teve alguma experiência com pacientes borderlines que poderiam certamente ilustrar uma experiência contrastante (AU)
Downloads
Referências
FÉDIDA, P. (1978). L’absence. Paris: Galliamard.
FREUD, S. (1915-1917). Oeuvres complètes de psychanalyse. v. 14, Paris: PUF, 2005. p. 470 (GW, p. 471).
. (1916-1920). Oeuvres complètes de psycanálise. v. 15. Paris : PUF, 1996.
. (1926 [1925]). Inhibition, symptôme et angoisse. In: Oeuvres complètes de psychanalyse, v. 17, 1992.
. (1937). Analyse avec fin, analyse sans fin. In: Résultats, idées, problèmes II. Paris: PUF, 1985.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SPPA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.
I attribute the copyrights that belong to me, on this work, to SPPA, which may use and publish it by the means it deems appropriate, including on the Internet or in any other computer processing.
Atribuyo los derechos de autor que me pertenecen, sobre este trabajo, a SPPA, que podrá utilizarlo y publicarlo por los medios que considere oportunos, incluso en Internet o en cualquier otro tratamiento informático.