Sábato, Winnicott e Grunberger: um encontro em El túnel

Autores

  • Carlos Marcírio Naumann Machado Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre.
  • Elisabeth Mazeron Machado Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre.

Palavras-chave:

El túnel, Sábato, Winnicott, Grunberger, ciúme, existencialismo, transicionalidade, narcisismo

Resumo

A aproximação com Winnicott refere-se às hipóteses de que a transicionalidade, no sentido primitivo, tenha deixado cicatrizes irreparáveis no personagem central de Sábato, com potentes angústias de separação. A ligação com os aportes de Grunberger incide nos seus entendimentos sobre o narcisismo, sobretudo na dualidade narcisismo/pulsões, na busca de constantes reparações da imagem fálica e, na analidade, com a insistente tendência de domínio e de controle sobre o objeto. Há indícios de que a honra narcísica do protagonista está sempre em perigo e este, então, em constante luta de resgate. Em El túnel, a dor da perda do objeto primário parece ter tomado dimensões acentuadas e esse colapso se reatualizar no vínculo amoroso atual do protagonista. Assim, com um forte investimento de representações ligadas à ferida narcísica (Grunberger), a novela de Sábato ilustra uma impossibilidade de separação, patologia da transicionalidade (Winnicott), em que as relações do sujeito são marcadas por temores catastróficos e, a cada ameaça de perda do objeto, pela emergência de sintomas de ciúme delirante.

Palavras-chave: El túnel, Sábato, Winnicott, Grunberger, ciúme, existencialismo, transicionalidade, narcisismo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Marcírio Naumann Machado, Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre.

Psicólogo clínico. Membro aspirante da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA).

Elisabeth Mazeron Machado, Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre.

Psicóloga e socióloga. Professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-Porto Alegre).

Referências

Coddou, M. (1966). La estructura y la problematica existencial de El túnel de Ernesto Sábato. Revista ATENEA: Revista trimestral de Ciencias, Letras y Artes, 162 (412). Recuperado de http://www.letras.s5.com/sabato070902.htm.

Freud, S. (1922). Alguns mecanismos neuróticos no ciúme, na paranoia e no homossexualismo. In Edição standard das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (Vol. 18), Rio de Janeiro: Imago, 1996.

Grunberger, B. (1960). Estudio sobre la relación anal-objetal. In El narcisismo. Buenos Aires: Trieb, 1979.

Grunberger, B. (1964). De la imagen fálica. In El narcisismo. Buenos Aires: Trieb, 1979.

Grunberger, B. (1967). El Edipo y el narcisismo. In El narcisismo. Buenos Aires: Trieb, 1979.

Kohut, H. (1966). Formas e transformações do narcisismo. In Self e narcisismo. Rio de Janeiro: Zahar, 1984.

Leiva, A. (Ed.) (2000). Introducción. In E. Sabato, El túnel. (24 ed., pp. 11-48). Madrid: Ediciones Cátedra, col. Letras Hispánicas.

Marillion (1985). Blind Curve - vocal under a bloodlight (part A). Misplaced childhood (record). London: EMI Music. 41 min.

Ogden, T. H. (1996). Os sujeitos da psicanálise. São Paulo: Casa do psicólogo.

Sabato, E. (1948). El túnel (3 ed.). Buenos Aires: Seix Barral, 2007.

Winnicott, D. W. (1963a). Comunicação e falta de comunicação levando ao estudo de certos opostos. In O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional (3. ed.), Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.

Winnicott, D. W. (1963b). O desenvolvimento da capacidade de se preocupar. In O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional (3. ed.), Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.

Winnicott, D. W. (1975). O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago.

Publicado

20-12-2016

Como Citar

Machado, C. M. N., & Machado, E. M. (2016). Sábato, Winnicott e Grunberger: um encontro em El túnel. Revista De Psicanálise Da SPPA, 23(3), 543. Recuperado de https://revista.sppa.org.br/RPdaSPPA/article/view/262