Homenagem aos 100 anos do nascimento de Donald Meltzer
comentário sobre o trabalho O conflito estético e o método psicanalítico, de Meg Harris Williams
Palavras-chave:
Conflito estético, Inveja, Mente pensante, Mundo internoResumo
O conflito estético acontece em decorrência de uma ligação entre a mente da mãe, que tenta compreender, e a incipiente mente do bebê, que tem a expectativa de ser compreendido. A mãe e o bebê formam uma díade pensante, a qual constitui o protótipo do processo de pensamento que continuará se desenvolvendo ao longo da vida. O método psicanalítico tem uma de suas bases nesse modelo, envolvendo a construção de um setting formado pela experiência concreta do paciente de uma mente pensante e pela verdade do nosso apaixonado interesse por sua vida mental. Isso gera uma atmosfera particular de intimidade e respeito; respeito tanto pelo mistério da interioridade da mente do paciente quanto pelo nosso próprio processo de compreensão, uma vez que ambos fogem à possibilidade de controle.
Downloads
Referências
Klein, M. (1963). O sentimento de solidão: nosso mundo adulto e outros ensaios. Rio de Janeiro: Imago.
Klein, M. (1974). Inveja e gratidão: um estudo das fontes inconscientes. Rio de Janeiro: Imago.
Meltzer, D. (1975). Explorations in autism: a psycho-analytical study. Perthshire: Clunie,
Meltzer, D. (1979). Estados sexuais da mente. Rio de Janeiro: Imago.
Meltzer, D. (1988). A apreensão do belo: o papel do conflito estético no desenvolvimento, na violência e na arte. Rio de Janeiro: Imago.
Meltzer, D. (2002). Psychoanalytic work with children and adults: Meltzer in Barcelona. Abingdon: Routledge.
Williams, M. H. (2023, 19 de agosto). O conflito estético e o método psicanalítico [apresentação na conferência]. Homenagem aos 100 anos de nascimento de Donald Meltzer, Porto Alegre, RS, Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SPPA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.
I attribute the copyrights that belong to me, on this work, to SPPA, which may use and publish it by the means it deems appropriate, including on the Internet or in any other computer processing.
Atribuyo los derechos de autor que me pertenecen, sobre este trabajo, a SPPA, que podrá utilizarlo y publicarlo por los medios que considere oportunos, incluso en Internet o en cualquier otro tratamiento informático.