A conclusão da formação analítica: uma experiência de diálogo

Autores

  • Maria Lucrécia Scherer Zavaschi Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)/International Psychoanalytical Association (IPA)
  • Zelig Libermann Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)/International Psychoanalytical Association (IPA)

Palavras-chave:

Formação psicanalítica, Identidade psicanalítica, Transmissão da psicanálise

Resumo

Na condição de analistas didatas da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA), os autores deste trabalho vinham mantendo diálogos com colegas sobre o aumento persistente do número de candidatos que não cumprem com o requisito para receber o título de psicanalistas e se tornarem membros da SPPA. A falta de conclusão da formação acarreta estagnação do crescimento do quadro de membros associados e, por consequência, de membros efetivos. Este cenário preocupa, pois pode causar dificuldades futuras tanto do ponto de vista administrativo quanto da transmissão da psicanálise. Visando compreender as motivações que condicionam este cenário, apoiados pela Comissão de Ensino do Instituto de Psicanálise da SPPA, os autores desenvolveram um trabalho de entrevistas com todos os candidatos com mais de cinco anos de conclusão do tripé da formação psicanalítica – análise pessoal, seminários teóricos e supervisão –, buscando compreender as motivações que condicionam o cenário descrito acima. Setenta candidatos foram entrevistados entre 2018 e 2019. Como resultado, ocorreu um incremento importante do número de trabalhos apresentados para a obtenção do título de psicanalista. Além disso, a atmosfera favorável surgida a partir das entrevistas gerou um aumento no número de membros associados que atenderam aos requisitos para se tornarem membros efetivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Lucrécia Scherer Zavaschi, Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)/International Psychoanalytical Association (IPA)

Analista didata da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA) / International Psychoanalytical Association (IPA).

Zelig Libermann, Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)/International Psychoanalytical Association (IPA)

Analista didata da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA) / International Psychoanalytical Association (IPA).

Referências

Freud, S (1962). Mourning and melancholy. In Standard edition of the complete psychological works of Sigmund Freud, (Vol. 14, pp. 237-258). London: Hogart. (Trabalho original publicado em 1917 [1915])

Freud, S. (1964). Analysis terminable and interminable. In Standard edition of the complete psychological works of Sigmund Freud, (Vol. 23, pp. 209-253). London: Hogart. (Trabalho original publicado em 1937)

Rodrigues, A.M.P. (2016). O quarto eixo: uma expansão necessária? Psicanálise, 18(2).

Publicado

30-10-2023

Como Citar

Zavaschi, M. L. S., & Libermann, Z. (2023). A conclusão da formação analítica: uma experiência de diálogo. Revista De Psicanálise Da SPPA, 30(3). Recuperado de https://revista.sppa.org.br/RPdaSPPA/article/view/1182