Autodestrutividade na adolescência: entre repetição e elaboração

Autores/as

  • Irene Ruggiero Sociedade Psicanalítica Italiana (SPI)

Palabras clave:

Auto-destrutividade, Adolescência, Contra-transferência, Repetição, Elaboração

Resumen

Adolescentes que manifestam seus problemas de modo autodestrutivo geralmente têm histórias pessoais caracterizadas por séria disfunção parental e uma experiência familiar instável. Nestes casos, os analistas vêem-se forçados a trabalhar num clima de risco iminente, o que cria problemas contratransferenciais específicos. Estes são explorados neste artigo através do relato de uma seqüência clínica a respeito de uma adolescente, a qual, depois de ter sido completamente abandonada aos quatorze anos pelo pai, passou a apresentar actings sexuais cada vez mais perigosos e compulsivos, com o objetivo de evacuar uma intolerável dor mental, antes mesmo de ser capaz de senti-la. O material clínico apresentado mostra um momento de transformação de uma ação repetitiva a um esboço de elaboração (AU)

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Irene Ruggiero, Sociedade Psicanalítica Italiana (SPI)

Psicanalista Membro da Sociedade Psicanalítica Italiana (SPP)

Citas

BION, W. (1970). Attention and interpretation. London: Heinemann.

Birksted -Breen , D. (2003). Time and the après coup. Int. J. Psycho-anal. v. 84, n. 6, p. 1501-1516.

BOLLAS, C. (1987). L’ombra dell’oggetto. Roma: Borla, 1989.

Cahn , R. (1998). L’adolescent dans la psychanalyse: l’aventure de la subjectivation. Paris: PUF.

DONNET, J.-L. (1999). Patients limites, situations limites. In: ANDRÉ, J. et. al. Les états limites. Paris: PUF, p. 123-149.

FREUD, S. (1914). Ricordare, ripetere, rielaborare. In: Opere di Sigmund Freud. v. 7. Torino: Boringhieri, 1975, p. 353-361.

Jeammet , P. (1992). Psicopatologia dell’adolescenza. Roma: Borla.

LEVY, R. (2007). Adolescenza: rifugi narcisistici, distruttività e dilemmi del controtransfert. In: Attività al Centro Psicoanalitico di Bologna. Bologna, genn. 2007.

RIOLO, F. (2006). Ricordare, ripetere, rielaborare: un lascito di Freud alla psicoanalisi futura. In: Incontro APA-SPI, 5. Bologna, febbr. 2006.

RUGGIERO, I. (2006). Consultation in adolescence : hurried, terminable and interminable. Int. J. Psycho-anal. v. 87, p. 537-554.

WINNICOTT, D. (1961). Adolescenza: il dibattersi nella bonaccia. In: . La famiglia e lo sviluppo dell’individuo. Roma: Armando, 1968, p. 107-118.

. (1968a). Concetti contemporanei sullo sviluppo dell’adolescente e loro implicazione per l’educazione superiore. In: . Gioco e realtà. Roma: Armando, 1974, p. 229-248.

. (1968b). L’uso di un oggetto e l’entrare in rapporto attraverso identificazioni. In: . Gioco e realtà. Roma: Armando, 1974, p. 151-164.

Publicado

2021-03-27

Cómo citar

Ruggiero, I. (2021). Autodestrutividade na adolescência: entre repetição e elaboração. Revista De Psicoanálisis De La SPPA, 14(2). Recuperado a partir de https://revista.sppa.org.br/RPdaSPPA/article/view/782

Número

Sección

Artigos